A candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) causou alvoroço na Escola Estadual Santos Dummont, no bairro Vila Assunção, em Porto Alegre, onde votou ao lado do governador e também candidato do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT) e do candidato petista ao Senado, Olívio Dutra.
Repórteres, fotógrafos e cinegrafistas de todo o país já se acumulavam na entrada traseira da seção para aguardar a chegada de Dilma. Após Porto Alegre, Dilma ruma para São Bernardo do Campo, onde acompanha o voto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e retorna para Brasília, de onde acompanha a apuração dos votos.
Apesar de ter nascido em Minas Gerais, Porto Alegre foi a cidade escolhida por Dilma em 1972 para reconstruir sua vida após passar três anos presa durante o regime militar. Na capital gaúcha, seu companheiro Carlos Araújo cumpria o final da pena e, após sua saída da prisão, ela continuou morando na cidade, onde teve seus primeiros cargos políticos, só se mudando para Brasília quando foi nomeada ministra por Lula.
Deixe um comentário