O Globo
BRASÍLIA – O Palácio do Planalto anunciou oficialmente nesta quinta-feira que Joaquim Levy assumirá o Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, o Ministério do Planejamento, e que o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, será mantido no cargo.
Em nota oficial, a presidente Dilma Rousseff agradeceu a Guido Mantega e Miriam Belchior pelo período que permaneceram nos ministérios da Fazenda e do Planejamento, respectivamente. Ambos continuarão em seus cargos até que se conclua a transição e a formação das novas equipes de seus sucessores.
“A presidente agradeceu a dedicação do ministro Guido Mantega, o mais longevo ministro da Fazendo do período democrático. Em seus 12 anos de governo, Mantega teve papel fundamental no enfrentamento da crise econômica internacional, priorizando a geração de empregos e a melhoria da renda da população”, diz a nota da Secretaria de Comunicação da Presidência.
Sobre Miriam Belchior, a nota presidencial diz:
“À frente do Ministério do Planejamento, a ministra Miriam Belchior conduziu com competência o andamento das obras do PAC e a gestão do Orçamento Federal”.
Os novos ministros farão um pronunciamento logo mais, quando vão informar quais serão as diretrizes da política econômica a partir de 2015, focada no ajuste das contas públicas. Medidas específicas já estão sendo preparadas, especialmente no campo fiscal. O detalhamento delas, no entanto, deverá ser feito mais para frente.
Segundo assessoria do Planalto, não havia previsão da participação da presidente Dilma Rousseff no anúncio oficial.
Os integrantes da nova equipe vão despachar no Palácio do Planalto durante o período de transição. Nessa fase, será montado o segundo escalão da equipe econômica.
Leia a nota oficial do Planalto sobre anúncio da nova equipe econômica:
“A presidenta Dilma Rousseff anunciou, hoje, três nomes da equipe econômica do seu ministério.
Para o Ministério da Fazenda, a presidenta indicou o sr. Joaquim Levy. O novo titular do Ministério do Planejamento será o sr. Nelson Barbosa. O ministro Alexandre Tombini, presidente do Banco Central, foi convidado a permanecer no cargo.
Os ministros Mantega e Miriam permanecerão em seus cargos até que se conclua a transição e a formação das novas equipes de seus sucessores.
A presidenta agradeceu a dedicação do ministro Guido Mantega, o mais longevo ministro da Fazenda do período democrático. Em seus 12 anos de governo, Mantega teve papel fundamental no enfrentamento da crise econômica internacional, priorizando a geração de empregos e a melhoria da renda da população.
À frente do Ministério do Planejamento, a ministra Miriam Belchior conduziu com competência o andamento das obras do PAC e a gestão do Orçamento federal.
Secretaria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República”
Deixe um comentário