Arquivos

Categorias

Dia Mundial do Turismo: conheça as riquezas que fazem do Paraná um lugar privilegiado

Curitiba, 12 de julho de 2023 - Jardim Botânico, um dos cartões postais da capital paranaense.

No Dia Mundial do Turismo, comemorado nesta quarta-feira, 27 de setembro, o Governo do Estado reforça o convite à população para usufruir das belezas naturais e das centenas de atrativos que fazem do Paraná um território privilegiado neste setor. O turismo local envolve ecoaventura, religiosidade, história, cultura, gastronomia, atividades náuticas, montanhismo, sol e mar em cenários inesquecíveis.

A exuberância do coração da Mata Atlântica, as praias do Litoral, cachoeiras e as águas cristalinas das praias de água doce, resorts e pousadas enriquecem a paisagem. Festejos populares, artesanato, vinhos e cervejas artesanais, culinária regional formam o patrimônio farto em diversidade. O Estado também abriga uma das maravilhas da natureza, as Cataratas do Iguaçu, dentro do Parque Nacional, em Foz do Iguaçu, um dos destinos mais movimentados do mundo.

São 19 regiões turísticas, cada uma com suas riquezas e peculiaridades. São elas: Águas do Arenito Caiuá – Caminho das Águas – Campos Gerais – Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu – Cinturão Verde – Ecoaventuras Histórias e Sabores – Encanto dos Ipês – Encontro de Águas e Biomas – Entre Matas, Morros e Rios – Lagos e Colinas – Litoral do Paraná – Norte do Paraná – Norte Pioneiro – Riquezas do Oeste – Rotas do Pinhão – Sul do Paraná – Terra dos Pinheirais – Vale do Ivaí e Vales do Iguaçu.

O Governo investe no setor, que é um dos mais importantes para a economia do Estado. Neste momento está em andamento a 4ª edição da Caravana de Crédito Fomento Turismo, uma iniciativa da Fomento Paraná e da Secretaria estadual do Turismo do Paraná, que percorre 31 municípios com potencial como atrativos turísticos.

Além da injeção de recursos, há também capacitação de trabalhadores para o setor. O Programa Turismo em Foco, parceria entre o governo estadual e o Senac, visa atender a demanda do setor por mão de obra especializada, capacitação de moradores dos destinos turísticos para a inserção no mercado de trabalho. No total, são ofertados 27 cursos, com a previsão de qualificar 4 mil profissionais.

Fonte: AEN PR