A iniciativa do Deputado Estadual Requião Filho (MDB) que pretende criar o Plano de Segurança de Barragens do Paraná em conjunto com engenheiros e especialistas convidados, vem avançando em sua elaboração. Na última semana, uma equipe de engenheiros da Itaipu Binacional esteve em contato via audioconferência com o gabinete do parlamentar e apresentou uma série de orientações para o texto do projeto.
Uma das grandes preocupações demonstradas pelos especialistas engloba a existência de barragens chamadas ‘artesanais’, ou de pequeno porte, instaladas em propriedades privadas, sem qualquer controle ou vigilância dos órgãos responsáveis.
“As pequenas barragens, instaladas em propriedades particulares podem oferecer riscos às comunidades próximas e, até mesmo, a toda uma cidade. São construções que auxiliam na geração de energia ou no agronegócio, mas que precisam ser cadastradas e receber uma atenção especial do poder público”, explicou o deputado.
A Itaipu Binacional agradeceu a participação na elaboração do Projeto de Lei e deve continuar contribuindo com os trabalhos. O Deputado estará encaminhando nos próximos dias um ofício a todas as 399 prefeituras paranaenses para que elaborem um relatório de dados básicos, a respeito de barragens existentes instaladas nos municípios.
“É importante que as prefeituras compreendam a gravidade do problema e sejam colaborativas neste momento. Precisamos somar esforços para localizar estas estruturas e adotar as medidas de segurança necessárias específicas para cada barragem. A responsabilidade é de todos”, declarou.
O material que será enviado pelas prefeituras irá compor a justificativa do projeto e, posteriormente, encaminhado à Defesa Civil e aos órgãos responsáveis.
Deixe um comentário