Os descendentes da família de Secundo Pivatto, desbravadores do Oeste do Paraná, vão manter a tradição e realizar no próximo final de semana o encontro anual em Santa Helena, na orla do Lago de Itaipu. Esta será a quinta vez em que os filhos, netos, bisnetos e tataranetos do pioneiro se encontram.
Os filhos de Secundo Pivatto – João Bortolo, Olívia, Antonio, Frederica, Rosa, Ângelo, Guilherme e Albina –, migraram para o Paraná e outros estados no início do século passado. As reuniões da família tiveram início da década de 1990, após pesquisa na internet.
O levantamento começou na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul, com Ângelo Pivatto (em memória), morador de Santa Helena. Na época foi estruturada a árvore genealógica da família bem como o Brasão dos Pivattos, vindos da Itália.
Programa
A reunião acontece na comunidade da Esquina Bela Vista, de sábado a domingo (19 a 20 de maio). Nos dois dias haverá confraternização com o encontro da nova e velha guarda dos descendentes de Secundo Pivatto.
Estão previstas cantorias italianas e variadas, jogos de cartas, bocha e o famoso futebol. “E no futebol é onde existe a rivalidade mais sadia”, observa Olir Pivatto, bisneto de Secundo Pivatto. O jogo, segundo ele, está marcado para as 9h. Os Pivattos de Chopinzinho tentarão manter a hegemonia. “Nem que seja no apito, pois nunca perdemos um jogo”, diz Olir.
Durante a confraternização haverá muito diálogo relembrando as raízes e a origem da família na Itália. Olir lembra que os Pivattos, após migrarem do Rio Grande do Sul, se dirigiram para diferentes comunidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
“Hoje, outros tantos Pivattos se aventuram na busca de novos horizontes em outros estados da federação como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás”, informa. Participam do encontro os descendentes de Secundo Pivatto que residem nos municípios de Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, Santa Helena, Curitiba e costa oeste do Lago de Itaipu.
O primeiro encontro da família aconteceu em Chopinzinho, depois Santa Helena, Laranjeiras do Sul, em 2011 e agora novamente Santa Helena. A organização na “Cidade das Águas” está a cargo dos irmãos Rudinei, Vilmar, Claudemir, Volmir, Ricardo, e Claudete, filhos de Ângelo e netos de Segundo Pivatto.
eu como bisneto do patriarca da familia “Secundo” assino em baixo o comentário do meu pprimo Olir Pivatto… no futebol vai dar CHOPIM nem que seja no apito… shuashuahsuahushau
Achei interessante todos os dizeres a respeito da grande e maravilhosa familia Pivato. Meu bisavô se chamava ANTONIO PIVATO e meu avô FRANCESCO PIVATO, eles eram nascidos em Cittadella – Padova e eu sempre viajo para lá, porque ainda temos muitos parentes que lá residem inclusive meus filhos. Quero manter contatos com os Pivato.
abraços
Jesuvino
sou filho de jose domingos pivatto conhecido como pino, natural de roca salles-rs, meu tio ricardo pivatto, meu pai sempre falava de angelo pivatto, gostaria de saber talvez um parentesto, tenho como irmas , inelve, vitoria, joao.se possivel gostaria de alguma informaçao., meu pai jose falava tambem em secundo. Abraços, gostaria de fazer parte dos pivattos
meu pai era Atilio, filho de Franceso Pivato e Alderica Pinholi. O meu avô era de Cittadela-Itália. Hoje resido em Capitão Leonidas Marques-Pr, na Av.Tibagi 394, quem sabe somos parentes meio de longe dos Pivatos de Santa Helena. Abraço – Jonas Pivato.
Procuro alguns parentes da família secundo .
Entre em contato com Olir Pivatto no (41) 84383545
Moro em Indaial santa catarina,sou natural de Salete sc,minha família é de lá,Meu nono era Argemiro Pivatto e meu tataravó é natural da Itália,bom saber que existe mais familias Pivatto no Brasil.
Boa tarde sou do Parana filha de Hermegildo Pivato , meu pai era filho de Luiz Pivato e joana Fauri , meus filhos estão tentando fazer cidadania italiana sera que eu consigo , meu pai nasceu em Itajai , mas morou muto tempo na região de Taio Salete pois meus irmão nasceram em Taio, sera que são da mesma familia