Arquivos

Categorias

Derrubada emenda para construção de um centro do idoso em Curitiba

A Câmara de Vereadores de Curitiba derrubou, nesta quinta-feira (27) durante a votação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2014 (LDO), uma emenda da líder da Oposição, Noêmia Rocha (PMDB), que destinava recursos para a construção do Centro de Repouso para a Terceira Idade da capital. A votação foi apertada, 15 votos a favor e 15 contra, cabendo a decisão ao presidente Tito Zeglin.

“O mérito é inquestionável. Curitiba iria inovar e traria benefícios à população, mas iremos continuar articulando para que este centro seja implantado”, declarou Noêmia Rocha. A proposta prevê a construção da casa e a oferta de atividades culturais e profissionais que possam contribuir com a saúde física e mental dos idosos. “A ideia é montar uma espécie de creche dia para este público.

Seria um CMAI – Centro Municipal de Atendimento ao Idoso, pautado no horário das creches infantis, com atividades de leitura, cuidados com a alimentação e medicação.”

A peemedebista destaca que a emenda apresentada atende a uma necessidade da população, já que é comprovado que o número de idosos cresceu muito nos últimos anos. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a quantidade de brasileiros com 60 anos ou mais aumentou 55% entre 2001 e 2011. Em Curitiba, os idosos representam 11,3% da população.

Segundo a parlamentar, se a sugestão fosse aprovada só traria benefícios para a comunidade. “O centro daria suporte às famílias que trabalham e não têm condições de cuidar de seus pais durante o dia, por exemplo”.

Outra realidade apresentada por Noemia Rocha é o índice de idosos depressivos ou alcoólatras. “Infelizmente, muitos não têm uma vida ativa e acabam ficando doentes”. Conforme relatado pelo IBGE, quase metade dos idosos do país sofrem de mais de uma doença crônica, sendo uma das mais graves a depressão que atinge 9,2%.

Avanço
Apesar da emenda ter sido derrubada, a vereadora acredita que houve um grande avanço na Casa, já que mesmo como oposição, ela conseguiu um grande número de votos a favor da matéria. “Quero agradecer à todos que entenderam a importância da iniciativa”, enfatizou.

Foram favoráveis à emenda os vereadores Ailton Araújo, Chicarelli, Chico do Uberaba, Colpani, Cristiano Santos, Dona Lourdes, Helio Wirbiski, Mauro Ignacio, Mestre Pop, Professor Galdino, Rogério Campos, Tiago Gevert, Tico Kuzma e Valdemir Soares.