O DER-PR autorizou a construção de dois novos viadutos e o alargamento de uma trincheira às margens de Mandaguari, no norte do Paraná. As intervenções fazem parte da construção do Contorno de Mandaguari, considerada a obra rodoviária mais importante nos últimos dez anos no interior do estado.
Os novos elevados serão feitos na Estrada Keller e no entorno da Cooperativa Cocari, vias ligadas às rodovias BR-376 e PR-444. A trincheira da estrada Promessa também será alargada, de 5 metros para 7 metros de largura, conforme o projeto aprovado pelo DER. As três obras devem custar R$ 6,3 milhões.
“Boa parte da produção agrícola do Paraná passa por Mandaguari. Hoje em dia, todo o tráfego pesado está dentro da cidade, o que causa transtorno para os caminhoneiros, para as pessoas comuns que viajam por ali e principalmente para a população da cidade. Os novos viadutos serão importantes para desviar todo esse fluxo. Isso vai garantir mais segurança e economia para todos os usuários”, afirma o presidente da Viapar, Marcelo Stachow Machado.
A obra também beneficiará a economia local, que tem como carro-chefe a produção de grãos. “A produtividade do município também aumentará quando a obra estiver pronta. As estradas vão suportar mais veículos transportadores e ligará a Cocari, cooperativa que sustenta grande parte da economia da Mandaguari, às estradas da região”, diz Machado.
O Contorno de Mandaguari foi projetado em 2007, mas a construção só começou, efetivamente, em 2012. Atualmente, 75% da obra já está concluída, afirma a Viapar. A previsão é que o contorno seja entregue em dezembro de 2014. O custo total previsto é de cerca de R$ 95 milhões.
Deixe um comentário