O deputado estadual Requião Filho (MDB) encaminhou na última semana um pedido de atenção máxima no atendimento a vítimas de racismo e homofobia. Os documentos foram enviados ao Delegado Geral, Sílvio Jacob Rockembach, e ao Secretário de Estado da Segurança Pública, Cel. Rômulo Marinho Soares.
A motivação se deu após uma reunião com representantes do Grupo Dignidade, que trouxeram a questão ao parlamentar e relataram casos humilhantes sofridos pela comunidade LGBTQIA+.
“Acreditamos que sejam necessárias orientações às forças de segurança pública do Estado, para que os nossos oficiais possam prestar o melhor serviço à população paranaense, de maneira competente e respeitosa, com atenção especial à proteção da dignidade humana. Não é fácil ter a coragem, muitas vezes, de se dirigir a uma unidade de polícia para fazer uma denúncia, em especial a vítimas de violência, transexuais, transgêneros e travestis”.
Requião Filho pede nos documentos encaminhados maior aperfeiçoamento no atendimento aos grupos vulneráveis, para garantir maior proteção a população LGBTQIA+. Destacou também a recente decisão do Supremo Tribunal Federal que enquadrou homofobia e a transfobia como crimes (ADO) 26 e (MI) 4733, bem como definiu que ofensas racistas e homofóbicas são imprescritíveis e inafiançáveis.
Deixe um comentário