Advogados e apoiadores de Deltan rebatem informação de inegibilidade e dizem que ex-procurador está apto a concorrer a uma cadeira na Câmara, em Outubro.
O texto anterior sobre Deltan Dallagnol (Podemos) estar inelegível a concorrer, suscitou debates e diversas manifestações contrárias a tese publicada aqui no blog.
Advogados e apoiadores entraram em contato com a redação para rebater a informação de que Deltan estaria inelegível por ter solicitado exoneração enquanto havia um processo administrativo (PAD) contra ele em andamento, e assegurar que o ex-coordenador da Lava Jato estará apto a concorrer a uma das cadeiras à Câmara em Outubro.
Segundo a interpretação favorável a Deltan, já havia uma decisão de advertência no PAD pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A pena foi aplicada antes mesmo do ex-procurador acionar o STF questionando a decisão. Na sequência Deltan solicitou exoneração do cargo. Atualmente, o PAD está suspenso por decisão liminar do ministro Luiz Fux.
Leia também
- Barros diz que delegado é ligado a Moro e Deltan e não tem imparcialidade para investigar
- Deltan Dallagnol está inelegível? Segundo a Lei da Ficha Limpa, sim
Os que defendem Deltan afirmam que pela interpretação a legislação apenas o pedido de exoneração ou aposentadoria que objetive escapar da aposentadoria compulsória ou perda do cargo é capaz de causar a inelegibilidade.
Como no caso de Deltan Dallagnol o CNMP já aplicou a pena de advertência e não de aposentadoria compulsória ou de perda do cargo, o ex-procurador está livre para concorrer.
De qualquer forma, a expectativa é de que o assunto seja debatido na esfera eleitoral e a decisão se arraste por algumas semanas, inclusive subindo para o Tribunal Superior Eleitoral, com consequências no resultado da eleição.
Adversários de Deltan Dallagnol de diferentes matizes já comentam nos bastidores que estão com as peças prontas para questionar a legalidade da candidatura assim que o ex-procurador protocolar o registro no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Vamos conferir.
Mas que medo que este pessoal tem do Deltan. Eu não iria votar nele mas confesso que já estou ficando com vontade. Se a tigrada da velha política quer tirá-lo do páreo é porque certamente tem muito a contribuir para o bem do Paraná e do Brasil.