O diretor Geral de Itaipu Binacional, Jorge Samek, se reunirá amanhã, 08, em local não divulgado, com o presidente de alguns partidos que compõem uma aliança com o atual governo local.
São esperados representantes do PC do B, PDT, PP, PPS, DEM, PT, PMDB, PPS e PSC e PR. Nem todos confirmaram presença. Dificilmente deste encontro sairá uma posição definitiva sobre a candidatura de Samek á prefeitura de Foz.
Os líderes das legendas querem passar um panorama sobre a eleição deste ano para Samek. Serão mostrados números internos e discutidas alianças. Também esperam ter um posicionamento sobre o prazo para o diretor confirmar se vai disputar o pleito deste ano. O prazo final para o petista sair da Itaipu é 07 de abril.
No entanto, nos bastidores, a informação é de que os dirigentes exigirão uma resposta. A indecisão em torno do nome de Samek impede a movimentação das siglas na cidade, não só para concretizar acordos, mas também nos bairros.
Na última semana, blogs políticos descartaram a participação do diretor geral na eleição iguaçuense. Os mais cotados para disputar as prévias no PT em Foz são : Gilmar Piolla e Joel de Lima, ambos da Itaipu Binacional.
Na última aparição em público, durante a visita do presidente nacional, Rui Falcão, Samek confirmou que esperava um encontro com Dilma para acabar com o imbróglio. Ele também comentou que o anúncio seria feito antes do prazo de saída da estatal.
Por enquanto, apesar de ser cedo, a tendência é que uma frente composta por partidos aliados com o governo Dilma e também de apoio ao Governo Paulo se juntem. Do outro lado, Reni Pereira (PSB) terá a companhia dos tucanos iguaçuenses, com aval do governador Beto Richa.
Há a possibilidade ainda de, ao menos, outras duas candidaturas, com o PV, PSOL e outros partidos menores.
Deixe um comentário