Após a “Holy War Fest” em 2001, no Oeste Paraná Clube, Redson e Pierre com os fãs de Foz do Iguaçu – Foto: Acervo de Renato José Souza
Por Digão Monzón, no blog Em Dose Única:
* 15/07/1962 + 27/09/2011
O Set parece tirado de um cartaz de um show antigo em Foz doIguaçu, show que nunca aconteceu devido à diferença de época dessas bandas. Mas o que essas e muitas outras bandas iguaçuenses tinham em comum e tem, em especial, no dia de hoje? A resposta é simples: CÓLERA!
A notícia do falecimento prematuro do vocalista Edson”Redson” Pozzi, de 49 anos, cai em Foz do Iguaçu como uma bomba silenciosa, que não mata, mas fere. Além de ídolo da contracultura em todo omundo, Redson e seu irmão Pierre conservavam na cidade amizades de longa data, colecionavam shows em bairros e bares que nem mesmo os artistas locais hoje teriam acesso, marcando o nome da banda Cólera na história.
Ao todo foram seis shows na cidade desde uma apresentação na Vila “C”, passando pelos palcos do Centro de Convenções, show gratuito na av. JK e a apoteótica apresentação em 2001 no Oeste Paraná Clube.
A tristeza momentânea e o tempo talvez não me permitam resgatar o nome de todas as bandas que já tocaram covers do Cólera na cidade, e a lista seria muito maior se falássemos das bandas que foram influenciadas pelos maiores ídolos do Punk Rock no Brasil.
Primeira banda brasileira a fazer turnê pela Europa, ainda em 1987, com 56 shows em 5 meses. Suas músicas simples e agressivas contrastavam com a temática rebuscada das letras onde denotavam suas preocupações com o meio ambiente, respeito aos animais, e principalmente, o comportamento dos seres humanos.
Pioneiro em vários aspectos, Redson seria palestrante da I Oficina de Produção Cultural organizada pela Cooparcultura, com “”Faça você mesmo”, oficina criada a partir de suas próprias experiências.
O Cólera era também uma das atrações já confirmadas para uma apresentação na cidade no mês de Novembro.
No msn, durante os últimos dias, Redson aparecia com o nick“NO MORE FEAR” (Sem Medo, em inglês), em contraste com um de seus maiores sucessos, a Música “Medo”.
TRAJETÓRIA
Formada em 1979 pelos irmãos Edson “Redson” Lopes Pozzi (guitarra e vocal), Carlos “Pierre” Lopes Pozzi (bateria) e Helinho (baixo), que mais tarde foi substituído por Valdemir Pinheiro.
Discografia:
“1.9.9.2.” (K7, 1984),
“Tente Mudar o Amanhã” (LP, 1984, Ataque Frontal),
“Pela Paz em TodoMundo” (LP, 1986, Ataque Frontal),
“Verde, Não Devaste!” (LP, 1989, Devil Discos),
“Mundo Mecânico, Mundo Eletrônico” (LP, 1991, Devil Discos),
“Caos Mental Geral” (CD, 1998, Devil Discos)
“Deixe a Terra em Paz!” (CD, 2004, Devil Discos). (DOL)
Assista AQUI
Deixe um comentário