Por Josias de Souza, na Folha Online:
Saiu mais uma pesquisa Datafolha. Revela que o humor do eleitorado se manteve estável nos últimos dez dias. Dilma Rousseff oscilou de 49% para 50%. Serra, de 29% para 28%. O fosso que separa a novata favorita do veterano azarão é, agora, de 22 pontos.
Quem quiser entender o que está prestes a acontecer deve esquecer por um segundo os índices de intenção de voto atribuídos aos candidatos. Convém prestar atenção a um dado escondido no miolo da pesquisa: 81% dos eleitores declaram que estão “totalmente decididos” quanto à opção que fizeram.
Apenas 18% afirmam que podem trocar de candidato nos 30 dias que faltam para o encontro com as urnas, em 3 de outubro. A taxa de eleitores feitos 100% dee certezas é maior entre os que preferem de Dilma (85%) do que os que optam por Serra (77%).
Significa dizer que só uma hecatombe política retiraria a pupila de Lula da trilha que parece conduzi-la à cadeira de presidente. Hoje, segundo os dados do Datafolha, muito semelhantes aos do Ibope, Dilma prevaleceria sobre Serra no primeiro turno.
Considerando-se apenas os votos válidos –sem os nulos e brancos, desprezados pelo TSE— Dilma vai a 56%. Serra fica nos 32%. E Marina Silva, 11%. (Leia mais)
Siga o blog no twitter
Deixe um comentário