Arquivos

Categorias

De olho na vice, Darci Piana quer 5º mandato na Fecomércio

Vice-governador Darci Piana deve concorrer a reeleição na Fecomércio
Piana: reeleição também na Fecomércio

O vice-governador Darci Piana deve ser candidato em duas importantes eleições em 2022. Além de trabalhar para concorrer novamente na vice de Ratinho Júnior, o empresário vai tentar garantir mais um mandato como presidente da Fecomércio, a poderosa Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná.

Embora sem relação entre si, os dois pleitos têm importância para Piana. Aliados do vice-governador, em condição de anonimato, relatam ao Boca Maldita que a Piana vê sua reeleição na Fecomércio como uma parte fundamental para ele se mantenha também na vaga de vice de Ratinho Júnior.

Anúncios

Leia também

Isso porque continuar à frente da federação seria demonstração de força de Piana contra correntes na base governista que desejam ocupar a vice-governadoria com vistas às eleições estaduais de 2026. Explica-se: o próximo vice-governador deve assumir o comando do governo caso Ratinho Júnior queira concorrer a algum cargo ao fim de seu bem possível segundo mandato.

Para evitar surpresas, a ideia do grupo de Piana é articular para que novamente para que haja chapa única na eleição da Fecomércio. Na última reeleição, o governador recebeu 57 dos 58 votos na eleição da entidade.

Anúncios

Piana está à frente da Fecomércio desde 2004

Oriundo do Sindicato do Comércio de Peças e Veículos do Paraná (Sindipeças), Darci Piana deve completar 22 anos à frente da Fecomércio se for escolhido para um novo mandato. Ele foi eleto pela primeira vez em 2004, sucedendo a Rubens Brustolin. Desde então, foi reeleito em 2010, 2014 e 2018.

Em 2018, Darci Piana travou batalha nos bastidores contra Edson Campagnolo, que era presidente de outra poderosa federação patronal, a Fiep. Piana acabou sendo escolhido segundo aliados de Ratinho pelo seu perfil mais discreto do que o de Campagnolo.

Anúncios

Outro ponto importante para a reeleição na Fecomércio é que, caso bata na trave a indicação para vice-governador de Ratinho Júnior, Piana ainda seria presidente da Fecomércio.

Darci Piana pode mudar de partido

Conta-se no Centro Cívico em Curitiba diz que o vice-governador Darci Piana (PSD) vai migrar ao MDB e continuar na chapa de reeleição do governador Ratinho Junior (PSD) para outubro. Seria o menor desgaste para o governador com tantos pretendentes a ocupar a vice-governadoria.

Anúncios

Entre os postulantes, circulam na bolsa de apostas do Centro Cívico os nomes dos deputados Alexandre Curi (PSB) e Aline Sleutjes (União Brasil) como possíveis interessados na vaga de vice-governador.

Fecomércio: voz do empresariado e orçamento milionário

A Federação do Comércio do Estado do Paraná reune 63 sindicatos de atividades e categorias econômicas do comércio de bens, serviços e turismo do Paraná. Seu papel segundo o site oficial é mobilizar empresários, captar demandas e representar o setor terciário na busca por um ambiente de negócios mais favorável.

Anúncios
De olho na vice, Darci Piana quer 5º mandato na Fecomércio O vice-governador Darci Piana deve ser candidato em duas importantes eleições em 2022. Além de trabalhar para concorrer novamente na vice de Ratinho Júnior, o empresário vai tentar garantir mais um mandato como presidente da Fecomércio, a poderosa Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná.
Estrutura poderosa da Fecomércio no Paraná

Congregando mais de 500 mil empresas e quase três milhões de trabalhadores, a Fecomércio é uma verdadeira potência política. Segundo o último relatório de gestão, a entidade conta com mais de 3 mil colaboradores distribuídos em pontos de atendimento, faculdades, unidades móveis, restaurantes, consultórios médicos e odontológicos, bibliotecas, quadras esportivas, academias, teatros e centros de educação em todas as regiões do Paraná.

Além disso, a Fecomércio administra, por meio do Sesc e do Senac, os serviços social e de aprendizagem comercial do Paraná.

Anúncios

No Ceará, confusão na eleição da Fecomércio

Enquanto Darci Piana busca uma reeleição tranquila na Fecomércio, em outros estados a justiça determina suspensão até as próprias eleições. Segundo o Diário do Nordeste, a Justiça do Trabalho de Fortaleza suspendeu o processo eleitoral que definirá a nova gestão da Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio) a partir de uma ação movida por dez sindicatos filiados à instituição. O pleito estava previsto para o próximo dia 5 de abril. 

As partes que pediram a suspensão alegaram a falta de uma comissão eleitoral, que deve ter membros indicados por todas as chapas e ser isenta no acompanhamento do processo e o curto prazo para o período de inscrição das chapas. Além disso, segundo elas, houve problemas no edital das eleições.

Anúncios

“Alguns sindicatos nem sequer receberam o edital e o prazo para inscrição de chapa já foi encerrado”, explicou o advogado requerente, Cleto Gomes.