Curitiba foi um dos destaques do Prêmio Band Cidades Excelentes, etapa do Paraná, realizado na noite desta terça-feira (7/11), no auditório do Museu Oscar Niemeyer (MON).
A capital foi escolhida como a cidade paranaense com melhor Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, tendo também como finalistas os municípios de Pinhais, na região metropolitana, e Toledo, no Oeste do Estado. Curitiba também foi escolhida como a cidade paranaense com melhor Infraestrutura e Mobilidade. As cidades Cascavel e Pinhais figuraram entre as finalistas desta categoria.
Incentivo aos prefeitos
Ao receber a premiação, o prefeito em exercício Eduardo Pimentel falou sobre a importância de distinguir os projetos que melhoram a qualidade de vida da população.
“Este prêmio é um incentivo ao trabalho dos prefeitos para priorizar bons projetos que melhorem a infraestrutura das cidades e promovam a população”, disse Eduardo, citando que Curitiba venceu duas vezes a edição nacional do prêmio.
Mais de 5 mil municípios
O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Aquila e é direcionado a todos os municípios do país.
Todos os 5.570 municípios do Brasil são automaticamente inscritos conforme a segmentação populacional. A participação não é obrigatória. Quem preferir não concorrer ao prêmio deve se manifestar no prazo de 10 dias após o lançamento oficial do prêmio.
Investimento em mobilidade
Sobre a distinção de Curitiba como a cidade paranaense com melhor Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Eduardo citou grandes projetos nesta área.
“Estamos investindo atualmente em torno de R$ 600 milhões em obras de requalificação do Novo Inter 2, que vão permitir uma economia de tempo significativo para os passageiros, e no Ligeirão Leste-Oeste, a porta de entrada para a eletromobilidade no transporte integrado da Grande Curitiba e importante corredor de ligação metropolitana entre a capital e Pinhais”, exemplificou Eduardo.
Avaliação das cidades
A avaliação do Prêmio Band Cidades Excelentes é feita a partir da ferramenta IGMA, desenvolvida pelo Instituto Aquila.
A plataforma foi desenvolvida por meio de Inteligência Artificial, que a partir de algoritmos consolidam os resultados de 67 indicadores em uma única nota final.
Os indicadores são construídos a partir de seis pilares: Governança, Eficiência fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Etapa nacional
A próxima fase do Prêmio Band Cidades Excelentes acontecerá no dia 17 de dezembro, em Brasília. As três melhores cidades de cada pilar, de cada categoria, de cada estado serão avaliadas entre si, resultando nas vencedoras do prêmio nacional. Ao final, haverá uma cidade ganhadora para cada pilar e para cada categoria, totalizando 23 campeãs.
Presenças
Participaram da premiação o secretário Extraordinário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho; os secretários de Estado Guto Silva (Planejamento) e Cléber Mata (Comunicação); o diretor executivo da Band, Amado Osman; executivos da emissora, prefeitos e secretários municipais.
Fonte: Prefeitura de Curitiba / Foto: Ricardo Marajó/SMCS
Deixe um comentário