Curitiba vai ser a primeira cidade do País a sediar o Global Summer School (GSS19), programa educacional internacional do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC). O curso, que aborda o futuro das cidades, acontecerá simultaneamente em Barcelona, Nova Iorque, Monterrei, Pune, Quito, Manila, Budapeste, Melbourne, Dubai, Beirute, Xangai, Teerã, Istambul e Curitiba, de 1 a 14 de julho.
A Agência Curitba vai conceder – em parceria com a IAAC e por meio de um concurso cultural – uma bolsa 100% gratuita para o curso na capital paranaense.
As inscrições para concorrer à bolsa local vão até sexta-feira (31/5). Podem se inscrever estudantes e profissionais de qualquer área, mas o curso é voltado principalmente para Arquitetura, Urbanismo e Design.
Cidades conectadas
O curso segue o projeto Fab City, iniciativa internacional capitaneada pelo IAAC para criar cidades autossuficientes e globalmente conectadas. O objetivo do Fab City é desenvolver uma cidade totalmente produtiva na qual os habitantes partilham conhecimentos para resolver os problemas locais e criar novas empresas e programas de educação.
“A iniciativa se insere no conceito do Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação de Curitiba, de gerar soluções para que a cidade seja cada vez mais inteligente”, diz Alessandra Reis, gestora de projetos da Agência Curitiba e uma das tutoras do programa.
No curso, os alunos terão um laboratório para testar a hipótese dos seus projetos e a oportunidade de verificar como eles podem ser desenvolvidos globalmente, em outras cidades onde residem outras equipes.
O GSS está na sua 12ª edição. Para a realização do evento em Curitiba, o IAAC fechou uma parceria com a AGS Impact, uma empresa do Vale do Pinhão.
Para quem não conseguir a bolsa, o investimento no curso é de 500 euros (cerca de R$ 2.250).
Para mais informações acesse o link
http://globalschool.iaac.net/gss19_curitiba
Deixe um comentário