É isto mesmo nobre leitor. Curitiba está muito perto de se tornar a capital que mais dá título de cidadania honorária a pastores evangélicos. De acordo com reportagem da Gazeta do Povo, dos 10 projetos com esta homenagem proposta na Câmara este ano, três são para pastores evangélicos.
Silas Malafaia é o terceiro pastor evangélico indicado pela Câmara de Vereadores para receber o título de cidadão honorário de Curitiba neste ano. O número de pastores listados para receber a honraria em 2013 é superior ao de qualquer outro ramo profissional.
Os demais projetos que tramitam na Câmara oferecem a homenagem a médicos (2), empresários (2), desembargador (1), educador (1), militar (1), músico (1) e artista plástica (1).
As sugestões de concessão do títulos aos três pastores – Marcelo Bigardi e Irineu Rodrigues, além de Malafaia – foram feitas por membros da chamada bancada evangélica, composta por 11 vereadores.
O projeto de lei para homenagear o Pastor Marcelo Bigardi já havia sido apresentado por Noêmia Rocha (PMDB) em 2012, mas foi arquivado no término de legislatura, sendo apresentado novamente em março deste ano. Já a concessão de honraria ao Reverendo Irineu Rodrigues, proposta por Aílton Araújo (PSC), foi aprovada em plenário e espera sanção do prefeito. Rodrigues também recebeu o título de cidadão honorário do estado do Paraná. O autor da proposta foi o deputado Gilson de Souza (PSC).
No ano passado, três religiosos (um pastor e dois padres católicos), em um universo de 19 homenageados, tornaram-se cidadãos honorários da capital.
Segundo o cientista político e professor da UFPR, Fabrício Tomio, as indicações sugerem uma tentativa de fortalecer a identificação da bancada evangélica com o eleitor. “Vereadores que fazem propostas do título geralmente esperam alguma repercussão política, mesmo que pequena”, explica. “Pode ser um instrumento para fortalecer a lembrança dos nomes da bancada ao eleitor evangélico”.
A vereadora Carla Pimentel (PSC), que propôs a honraria a Silas, garante que a indicação não tem motivação política. “O título de cidadão honorário serve para prestar reconhecimento a pessoas que, embora não tenham nascido aqui, contribuíram para a cidade. O Pastor Silas tem uma comunidade expressiva em Curitiba, que faz trabalhos importantes com a juventude e com a sociedade em geral”, explica.
Andamento da proposta
A concessão do título a Malafaia, antes de ser colocada em votação, passará por análise da Comissão de Legislação, Justiça e Redação da CMC. O relator do projeto, Pier Petruziello (PTB), informou que dará um parecer sobre o projeto na próxima terça-feira (30), próximo dia em que a Comissão se reúne.
E para homens e mulheres que fizeram e fazem grandes movimentos sociais ao Paraná,nenhuma homenagem. EXS????
Dr: Julio Gomel, SRA: Anice Messmar,Sr: Nassib Abagge
e tantas outras.
Pois é citem um exemplo que esses evangélicos,
fizeram por essa cidade?????