Arquivos

Categorias

CURITIBA PERDE O PRAZO E FICA SEM SETE MIL VAGAS PARA QUALIFICAÇÃO DE JOVENS. PROJOVEM SÓ EM 2010

Da Gazeta do Povo:

Um em cada dois sem-trabalho no Brasil é jovem. A taxa de desemprego na faixa dos 15 aos 24 anos chega a ser 3,5 vezes a dos adultos, conforme dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apurados em 2008. Falta experiência e mais anos de estudo a essa parcela da população. Se a porta do emprego é fechada, “outras” costumam ser abertas com mais facilidade. O raciocínio é simples. Segundo o Ipea, pessoas de 18 a 24 anos são as mais facilmente identificadas como infratoras.

O pesquisador do Ipea Roberto González, por ocasião da publicação do estudo, disse que o mercado de trabalho melhorou no Brasil nos últimos anos, mas o avanço foi menor entre os mais jovens. Isso justificaria a necessidade de políticas públicas para tentar assegurar o lugar desses trabalhadores no mercado. Uma das ações nessa linha é o ProJovem Trabalhador, programa do governo federal de qualificação profissional dos jovens de baixa renda.

A ação, no entanto, não irá ocorrer neste ano em Curitiba: um balde de água fria para os 9.491 inscritos da capital e região metropolitana para 7 mil vagas disponíveis. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a cidade perdeu o prazo para a realização do ProJovem e terá que reiniciar todo o trâmite. O órgão alega que o orçamento para 2009 já foi fechado e o programa não irá sair neste ano.

Os jovens esperavam se qualificar para o mercado de trabalho e ao mesmo tempo ganhar uma ajuda de custo de R$ 100 por mês. O dinheiro para o programa já estava na conta da prefeitura, mas, por problemas de licitação, a capital ficou de fora. O programa virá no ano que vem, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. A informação ainda não chegou aos mais interessados: os jovens, que começariam as aulas neste mês. (Leia mais)