Curitiba recebeu do Ministério da Saúde o certificado de manutenção da eliminação da transmissão vertical do HIV de mãe para filho. A capital paranaense foi a primeira a receber o certificado de eliminação no país, em dezembro de 2017, e agora recebe – pela terceira vez consecutiva – a recertificação. Ao todo, são quatro reconhecimentos. O evento da recertificação de 2023 aconteceu nesta sexta-feira (8/12), em Brasília.
Curitiba, além do pioneirismo na certificação, é o município com o maior número de recertificações da eliminação da transmissão vertical do HIV em todo o Brasil.
A certificação e a sua manutenção confirmam que o município conseguiu controlar a transmissão da doença durante a gestação, parto, puerpério e acompanhamento das crianças, evitando que os bebês sejam contaminados. A cada dois anos, o município é reavaliado por técnicos do Ministério da Saúde para verificar se mantém os critérios da certificação.
“A manutenção dessa certificação é o reconhecimento do zelo de Curitiba pela saúde dos nossos curitibinhas”, afirma o prefeito Rafael Greca.
Fonte: Prefeitura de Curitiba / Foto: Divulgação
Deixe um comentário