Agosto foi o melhor mês de 2011 na geração de empregos formais em Curitiba que registrou o maior crescimento (0,71%) na abertura de novos postos de trabalho com carteira assinada desde o início do ano. Foram criadas 5.032 novas vagas. Os dados são Caged/Ministério do Trabalho. Com o saldo, Curitiba alcança 716.908 trabalhadores com carteira assinada. Nos primeiros oito meses do ano, já foram criados 28.170 novos empregos.
Curitiba e região metropolitana têm a menor taxa de desemprego do país. O índice de 4,1%, medido pelo Ipardes e IBGE, revela uma situação de pleno emprego – que é atingido, conforme a experiência internacional, quando as taxas ficam abaixo de 5,0%. Entre as capitais, Curitiba segue com menor percentual de desemprego do país – apenas 3,5%.
Só faltou dizer qual é o salário da maioria desse pessoal que está “plenamente empregado“. A imensa maioria ganhando o salário mínimo, ou um pouco mais. O que não dá para sobreviver. Os políticos deveriam ser um pouco mais honestos quando divulgam esses dados.