A prefeitura vai implantar em março os novos paraciclos (estacionamentos de bicicletas) em espaços públicos da cidade. A prefeitura deu a ordem de serviço para produção e instalação dos oito primeiros conjuntos de paraciclos, onde caberão até 80 bicicletas. Nessa primeira etapa, os equipamentos serão colocados em sete pontos: Praças Osório, Zacarias, Tiradentes e Café do Estudante, Palácio 29 de Março, Assembleia Legislativa e dois conjuntos na Câmara de Vereadores.
A ideia é deixar os paraciclos perto de câmeras de monitoramento da Guarda Municipal para evitar roubo de bicicletas, e também perto do comércio e de pontos culturais. Cada local receberá um conjunto de cinco paraciclos. Em cada conjunto podem ser estacionadas 10 bicicletas de cada lado, totalizando uma capacidade para 80 bicicletas.
Os ciclistas sugeriram aumentar o número de paraciclos no Café do Estudante, perto do Teatro Guaíra. O Ippuc vai avaliar os locais de implantação para saber se os equipamentos estão sendo muito ou pouco utilizados. O Ippuc também já listou os próximos locais que receberão paraciclos numa segunda etapa: Mercado Municipal, Praças Rui Barbosa, Osvaldo Cruz, e Carlos Gomes, Passeio Público, Setor Histórico e Teatro Paiol.
Desenhado pelo setor de Mobiliário Urbano do Ippuc, os paraciclos em ferro galvanizado terão forma de arco, e receberão eletrostática para evitar ferrugem. Eles terão 1,6 de largura por 0,75 de altura. Pelo novo modelo, podem ser estacionadas duas bicicletas de cada lado. A cor escolhida para o mobiliário será a vermelha como forma de identificação do equipamento. O piso em volta dos paraciclos também será demarcado em vermelho.
Deixe um comentário