Um levantamento feito pelo Ministério da Economia colocou Curitiba entre as sete cidades brasileiras mais competitivas para a criação de novos negócios. O estudo avaliou 119 cidades com população superior a 250 mil habitantes.
Os dados são referentes ao ano de 2022. O ICM (Índice de Concorrência dos Municípios) leva em consideração características práticas e burocráticas para avaliar o ambiente de negócios.
Curitiba ficou entre as quatro primeiras colocadas em três dos nove quesitos avaliados pelo Ministério da Economia: Qualidade da Regulação Urbanística (2º lugar); Empreendendo no Município, sobre melhores ambientes regulatórios (3º lugar); e Liberdade Econômica (4º lugar).
Em relação ao ano anterior, a capital paranaense melhorou o desempenho geral. Considerando o ICM (Índice de Concorrência dos Municípios), a cidade passou de 531,5 pontos, em 2021, para 571,8 pontos no ano passado. A média nacional é de 473,9.
“Esse levantamento diagnostica onde podemos fazer uma cidade ainda mais competitiva e também nos inspirar com boas práticas de outras cidades”, diz a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi.
No ICM 2022, Curitiba ficou atrás de Porto Alegre (RS); Belo Horizonte (BH); Recife (PE); Brasília (DF); Florianópolis (SC) e São José dos Pinhais (PR).
Fonte: Paraná Portal / Foto:Pedro Ribas/SMCS
Deixe um comentário