Na tarde desta sexta-feira (30/6), o prefeito Rafael Greca entregou ao vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, um documento com demandas de Curitiba ao governo federal.
A entrega foi feita em reunião reservada durante a primeira visita de Alckmin à capital paranaense no atual cargo, para uma conversa sobre tributação com empresários e industriais na sede do Câmpus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
No documento, está a solicitação do repasse de recursos federais já liberados pela União ao município nas áreas de mobilidade, saúde, educação e o pedido para que Curitiba sedie as reuniões preparatórias do G20 em 2024.
Greca ressaltou que o governo federal é parceiro indispensável de Curitiba, cidade que consolida, para o Brasil, um grande portfólio de êxito em projetos e obras urbanas que podem ser replicadas.
“As cidades brasileiras são o espelho da Nação. Curitiba se coloca à disposição para contribuir com projetos e ideias para que nosso País seja modelo em sustentabilidade urbana e humana”, destacou o prefeito.
O documento foi acolhido pelo vice-presidente, que elogiou a iniciativa de uso de energias renováveis com projetos como a Pirâmide Solar de Curitiba, a primeira usina solar da América Latina construída sobre um aterro sanitário, com 8,6 mil painéis fotovoltaicos.
Greca também solicitou que a Petrobras possa fornecer o biodiesel B10R5 à frota do transporte coletivo da cidade. Esse novo diesel, produzido e apresentado pela Repar apresentou redução de 1 tonelada de CO2 a cada 9500 litros de diesel consumido e possibilitaria uma grande redução de emissões, sem que seja necessários trocas ou aquisição de novos equipamentos.
O vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, também participou do encontro. Durante o evento, a primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone, se reuniu com a esposa do vice-presidente, Lu Alckmin, e com Maria Amália Martins Pedro, a esposa do presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro.
Fonte: Prefeitura de Curitiba / Foto: Gelson Bampi / FIEP
Deixe um comentário