Os vereadores curitibanos elegeram nesta quinta-feira, 26, o advogado Clóvis Costa como ouvidor de Curitiba. Costa concorreu com o advogado Maurício Arruda e a jornalista Diocsianne Moura, e foi eleito em três turnos de votação. Será o primeiro ouvidor público do Brasil e terá um mandato de dois anos. “É um grande desafio e uma enorme responsabilidade. Trata-se da primeira ouvidoria pública eleita na história do Brasil. Mas tenho certeza que, com a participação da sociedade civil e dos cidadãos curitibanos, vamos construir um importante canal de comunicação da população com o poder público”, adiantou ao blog.
“A Ouvidoria é mais um instrumento de democracia participativa. Assim como são os diversos conselhos que nós temos na nossa cidade: conselho de saúde, de segurança, de educação, idosos, jovens, enfim, são todos instrumentos da democracia participativa. E a Ouvidoria vem se somar a estes instrumentos”, defende Costa.
O novo ouvidor é curitibano, 45 anos, tem especialização em direito processual e administração esportiva e mestrado em direito do estado. Já foi assessor legislativo na Câmara de Vereadores de Curitiba e na Assembleia Legislativa, superintendente jurídico da Cohapar, diretor-geral da Secretaria de Justiça do Paraná e diretor da Paraná Esporte. Costa foi coordenador jurídico da Vetor Tecnologia e gerente do escritório Clóvis Costa S/C. É presidente do Instituto Brasileiro de Apoio aos Municípios, secretário-geral da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PR e membro dos institutos Paranaense de Direito Eleitoral e Brasileiro de Estudos de Relações de Trabalho.
Deixe um comentário