Arquivos

Categorias

Curitiba é uma indústria de delações, diz Gleisi

Em nota à imprensa nesta sexta-feira, 15, a senadora Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, diz que a delação alinhavada pelo ex-ministro Antônio Palocci (PT) – que compromete o ex-presidente Lula e lideranças do petismo, incluindo ela – faz parte de um “método criminoso de coagir réus presos” e que “transformou a Vara de Curitiba numa indústria de delações”.

Ao citar “Vara de Curitiba”, Gleisi ataca o juiz Sérgio Moro, responsável pelo julgamentos dos réus da Lava Jato, e não poupa os procuradores do Ministério Público Federal. Sem declinar nome, Gleisi alude sobre a competência do advogado do ex-ministro que negocia os termos da delação do petista junto ao MPF.

“A se confirmar, na forma de delação oficial, o que foi vazado seletivamente para a imprensa, o ex-ministro será mais um condenado que desistiu de se defender e passou a mentir sobre Lula e o PT para satisfazer os procuradores da Lava Jato”, pontua a petista.

Para a petista, o “advogado que orienta o ex-ministro neste caso é o mesmo que negociou a delação do ex-senador Delcídio do Amaral, noticiada com estardalhaço, e que mais tarde o Ministério Público comprovou ser um amontoado de mentiras”, diz.

Gleisi finaliza afirmando que a indústria da delações “premia a chantagem e a mentira, mas envenena o Estado de Direito e envergonha o sistema judicial brasileiro”.

Veja a seguir a nota na íntegra

São falsas as afirmações atribuídas pela imprensa a um suposto rascunho de delação premiada do ex-ministro Antônio Palocci, envolvendo dirigentes e lideranças do PT.

O advogado que orienta o ex-ministro neste caso é o mesmo que negociou a delação do ex-senador Delcídio do Amaral, noticiada com estardalhaço, e que mais tarde o Ministério Público comprovou ser um amontoado de mentiras.

A se confirmar, na forma de delação oficial, o que foi vazado seletivamente para a imprensa, o ex-ministro será mais um condenado que desistiu de se defender e passou a mentir sobre Lula e o PT para satisfazer os procuradores da Lava Jato.

O método criminoso de coagir réus presos – ao qual poucos têm resistido – transformou a Vara de Curitiba numa indústria de delações, que premia a chantagem e a mentira, mas envenena o Estado de Direito e envergonha o sistema judicial brasileiro.

Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional do PT

Foto: Daniel Teixeira