O ministro do Turismo, Gastão Vieira, confirmou ao deputado João Arruda (PMDB-PR) que começa por Curitiba a caravana que vai percorrer as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 para divulgar o Fundo Geral do Turismo (Fungetur). “Falta acertar a data, mas será no segundo semestre deste ano. O fundo tem diversas linhas de financiamento para o setor, principalmente aos pequenos empresários, e precisa ser mais conhecido”, adianta Arruda.
O Fungetur, criado em 1971, fomenta e destina recursos para o financiamento de obras, serviços e atividades do turismo. O fundo tem diversas fontes de financiamento e não depende de recursos orçamentários. Segundo João Arruda, a proposta do Ministério do Turismo é de que os micros e pequenos empresários – donos de como pousadas e restaurantes – conhecem como funciona o fundo que tem a Caixa Econômica Federal como agente financeiro dos recursos.
Em 2012, o Ministério do Turismo prevê que o Fungetur vai movimentar R$ 32 milhões. Em 2011, foram R$ 23 milhões. “Depois de terminadas as visitas às cidades sedes do jogos da Copa do Mundo, os encontros serão nas outras 65 cidades turísticas, como o caso de Foz do Iguaçu e as cidades do litoral do Paraná”, adianta Arruda.
Deixe um comentário