Arquivos

Categorias

Cunha diz que líder do PMDB não pode ser ‘assessor’ do Planalto

Cunha diz que líder do PMDB não pode ser 'assessor' do Planalto

Em meio às articulações para a eleição do novo líder do PMDB e às pressões e ofertas de um ministério vindas do Palácio do Planalto, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (RJ), opositor declarado da presidente Dilma Rousseff, reagiu nesta quarta-feira e disse que o líder de seu partido não pode virar “assessor” da Presidência da República. “A liderança do PMDB não pode se transformar num assessor do governo ou alguém que represente o governo. Não pode ser nem de governo, nem de oposição”, disse. As informações são de Felipe Frazão na Veja.

O Planalto acena com a possibilidade de nomear o deputado Mauro Lopes (MG) para a secretaria de Aviação Civil, antes ocupada por um aliado do vice-presidente Michel Temer, o ex-ministro Eliseu Padilha. Cunha também disse que o atual líder, Leonardo Picciani (RJ), aliado de Dilma, conseguiu “desunir a bancada” ao longo de 2015. Não é a primeira vez que Cunha fala em submissão do líder da bancada peemedebista ao Planalto.

Ele atribui o racha que marca a atual eleição à postura de Picciani, que rejeitou indicar para a comissão especial do impeachment nomes declaradamente favoráveis à saída de Dilma. O episódio foi o estopim para uma crise interna, que levou os rebeldes do partido, sobretudo as alas gaúcha e mineira, a destituírem Picciani e apoiarem o deputado Leonardo Quintão (MG) em seu lugar. Picciani retomou a liderança com articulação do Planalto e aliados como o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o governador do Estado, Luiz Fernando Pezão. Picciani quer ser reeleito, e a bancada de Minas pode abdicar de tentar fazer o sucessor dele se Mauro Lopes de fato assumir o ministério.