Arquivos

Categorias

Crise em Londrina: Vice-prefeito deve deixar governo de Barbosa Neto

Por Loriane Cameli, na Folha de Londrina:

O vice-prefeito de Londrina, José Joaquim Ribeiro (PSC), que também é presidente do Instituto de Desenvolvimento (Idel, antiga Codel), deve deixar a administração municipal na próxima semana, quando retorna das férias.

”O partido quer que eu me desligue da área prática da prefeitura. Na volta dessas férias é que vou finalmente decidir se saio da Codel”, declarou Ribeiro, que permanecerá vice-prefeito da cidade.

No entanto, o presidente do PSC do Paraná, deputado federal Ratinho Júnior, deu como certa a saída de Ribeiro. ”Ele já avisou ao prefeito (Barbosa) que não retornará ao cargo na companhia.”

O vice-prefeito afirmou que motivos pessoais poderiam fazer com que deixasse o cargo, mas também demonstrou descontentamento com a administração de Barbosa.

Recentemente, os dois se desentenderam publicamente sobre a lei municipal sancionada pelo ex-prefeito Nedson Micheleti (PT), que proíbe a instalação de estabelecimentos comerciais geradores de impacto em uma grande área da cidade.

Ribeiro quer a revogação da norma, argumentando que a instalação de novas empresas seia prejudicada; Barbosa acha que a lei deve ser mantida.

Ribeiro mencionou ainda o esquema de corrupção e de desvio de dinheiro da Saúde por meio dos termos de parceria firmados com os institutos Atlântico e Gálatas, que envolveu pelo menos 23 pessoas, além de recaírem acusações contra Barbosa e a primeira-dama, Ana Laura Lino.

‘Essa situação toda aborrece quem tem vergonha. Estou assustado e envergonhado com uma série de fatos”, afirmou.

Ele acrescentou que amigos lhe pedem explicações e ele não sabe o que responder. ”Eu desconheço o que está acontecendo. Algumas coisas da política deixam a gente assustado.” O vice-prefeito disse que já comunicou ao prefeito sua intenção de deixar a administração e Barbosa teria lhe pedido que refletisse.

Ratinho Júnior disse que apesar do PSC ter se coligado a Barbosa, o partido praticamente não participou da administração pedetista. Os filiados que fizeram parte do governo foram Marcello Teodoro (Obras) e Lindomar dos Santos (Fazenda). ”Queremos ter candidatura própria em todas as cidades com mais de 50 mil habitantes do Paraná e isso inclui Londrina. Por isso, estamos nos desligando do governo”, explicou.

O deputado disse que o suposto esquema de corrupção na Saúde investigado pelo Ministério Público não foi motivo para a saída do PSC do governo. ”É claro que o Ribeiro deve ter sofrido pressão da comissão local, mas não foi o motivo. Porém, é melhor saírmos antes de haver contaminação.”

O vice-presidente da comissão provisória do PSC em Londrina, Marcello Teodoro, também desvinculou a saída de Ribeiro das investigações e focou nas metas eleitorais do partido. ”Queremos lançar chapa pura e chapa completa para vereadores”, afirmou, dizendo que são pré-candidatos ele próprio (Marcello Teodoro) e o vice prefeito, além de políticos de outros partidos, como os vereadores Sandra Graça (PP) e José Roque Neto (PTB).

A assessoria de imprensa da prefeitura informou que o prefeito não foi localizado no início da noite de ontem para falar sobre a saída do vice.