Arquivos

Categorias

Crescem os pedidos de seguro-desemprego em Foz

A crise causada pelo novo coronavírus aumentou a procura pelo seguro-desemprego em Foz do Iguaçu. Um levantamento feito pela Agência do Trabalhador mostra que entre os dias 1º e 20 de março foram atendidos a 705 pedidos pelo benefício. Em apenas três dias após a reabertura da empresa, na última sexta-feira (24), foram contabilizadas 300 solicitações. O balanço mostra um salto de 47 para cem requerimentos diários. Informações GDia.

O crescimento é resultado de dois fatores em potencial, são eles a demanda acumulada durante o período de fechamento da agência na cidade (entre 23 de março e 23 de abril) e o grande número de demissões registradas nas últimas semanadas por conta do impacto na economia causado pela pandemia. 

Para evitar aglomerações, a agência do trabalhador atende somente com horário previamente agendado. Por dia são abertas 90 vagas através do site da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho. 

Para solicitar o seguro-desemprego, o trabalhador deve seguir alguns passos. Primeiro é preciso baixar o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”, que é gratuito. Na sequência é necessário preencher um cadastro e habilitar o seguro na aba “Benefícios”.  
Ao finalizar o processo aparecerá a mensagem: “Aguardando liberação no posto”. A partir daí, o trabalhador deve agendar um horário para atendimento presencial pelo site da Sejuf: www.justica.pr.gov.br/trabalho. Vale lembrar que a entrada no processo deve ser feita de sete a 120 dias após a demissão.

Desde que retomou as atividades internas a agência em Foz está seguindo rigorosamente as regras de higiene e prevenção ao coronavírus. A orientação central é para que as pessoas respeitem as medidas e as formas de atendimento para evitar transtornos.  
“Adotamos os cuidados de higienização e distanciamento social neste momento e os usuários precisam usar obrigatoriamente máscaras ao procurar o atendimento presencial”, reforça o diretor de Desenvolvimento Socioeconômico e Integração Regional da prefeitura, Pedro Rodrigues. 

Quando aprovado, o saque do seguro-desemprego será pago pela Caixa Econômica Federal. O banco já informou que está trabalhando com operação reduzida, mas esse tipo de atendimento está garantido para quem não tiver cartão cidadão ou conta na instituição.

Vagas de emprego
O serviço de procura de vagas de emprego está sendo prestado de forma on-line por meio do aplicativo Sine Fácil. Também é possível acompanhar a disponibilidade pela página oficial da Agência do Trabalhador no Facebook: https://pt-br.facebook.com/maistrabalhofoz/
Ao se interessar por uma vaga o candidato deve encaminhar o currículo para o e-mail: [email protected]. Caso seja selecionado para entrevista a pessoa será comunicada pela agência.