Cerca de dois meses depois do início da circulação do novo coronavírus em território paranaense, a Covid-19 já se tornou uma das principais causas de morte no Estado. Um levantamento feito pelo ‘Bem Paraná’ com base em dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) e do Ministério da Saúde mostra que a nova doença já seria a 10ª principal causa de morte no Paraná, se considerada a média diária de óbitos no Estado.
Segundo informações do Portal da Transparência da Arpen, que tem divulgado em tempo real as causas inseridas nos registros de óbito, desde o dia 16 de março, quando foram confirmadas as duas primeiras mortes por Covid no Paraná, um total de 202 pessoas faleceram em decorrência da infecção pelo novo coronavírus, o que dá uma média de 3,8 óbitos por dia. Apenas no mês de maio (dia 1º ao dia 11) foram 44 mortes, com cerca de 4 registros/dia.
Apesar disso, o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR) trazia 111 óbitos por Covid-19 até ontem em todo o Estado. Neste caso, o índice cairia praticamente pela metade.
Entre 2015 e 2018 (último ano com dados disponíveis), o Paraná havia registrado uma média de 199 mortes por dia. As principais causas são neoplasias malignas (diversos tipos de câncer, com 38 casos por dia), seguido pelas doenças cerebrovasculares e as doenças isquêmicas do coração, cada uma com aproximadamente 17 casos por dia.
Acidentes de trânsito (13 mortes por dia), gripes e pneumonia (12), diabetes mellitus (10), doenças hipertensivas (8,4) e os diversos tipos de agressões (7) são outras causas de morte mais comuns, ao menos por enquanto, do que a Covid-19.
A situação paranaense difere da realidade brasileira. No país, o crescimento no número de mortes no final de abril colocou a Covid-19 como a principal causadora de óbitos por dia, com mais registros do que qualquer doença ou causas externas do país, conforme revelou levantamento divulgado na última sexta-feira pelo UOL.
Nos últimos dez dias do último mês, 365 pessoas morreram por dia, em média, por causa do novo coronavírus, bem mais do que a média de óbitos causadas por doenças cerebrovasculares (272), agressões (153) ou acidentes de trânsito (92).
Por outro lado, é importante destacar que tanto o Paraná como sua capital, Curitiba, ainda não atingiram o pico da Covid-19, momento a partir do qual o registro de novas infecções e óbitos por dia começa a cair. A expectativa do Ministério da Saúde, inclusive, é que isso só deve acontecer entre o final de maio e o começo de julho. Até lá, é possível – e até provável – que o panorama atual sofra alterações significativas.
Principais causas de morte no Paraná
Conforme Grupo CID-10 e segundo média diária de óbitos registrada entre os anos de 2015 e 2018
Neoplasias malignas: 38,06
Doenças cerebrovasculares: 17,16
Doenças isquêmicas do coração: 16,67
Acidentes: 12,73
Influenza (gripe) e pneumonia: 11,48
Diabetes mellitus: 9,99
Doenças hipertensivas: 8,42
Agressões: 7,41
Doenças do fígado: 4,26
Rodolfo Luis Kowalski
Bem Paraná
Deixe um comentário