O Coren (Conselho Regional de Enfermagem) do Paraná é o vencedor do Prêmio Fiscalize 2017, concedido pelo Cofen (Conselho Federal de Enfermagem). A premiação aconteceu nesta quarta-feira, 5, durante a 9ª edição do Seminário Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem (Senafis) em Bento Gonçalves (RS).
Oito propostas de práticas bem-sucedidas de fiscalização do exercício profissional da enfermagem concorreram ao prêmio. Entre oito trabalhos apresentados pelos estados do Ceará, Pará, Paraná, São Paulo, Goiás, Santa Catarina, Sergipe e Piauí, foram avaliados os critérios de inovação, qualidade, eficácia, criatividade, aplicabilidade, funcionalidade, alcance social, resolutividade, desburocratização e impacto na fiscalização.
O Paraná ficou em primeiro lugar,com o projeto – Sistema Integrado de Gestão – SIG 1: qualificando a fiscalização no Coren/PR. Em segundo lugar, receberam o Prêmio Fiscalize, os conselhos regionais do Pará e de Santa Catarina. A proposta do Coren/PR é resultado dos esforços da atual gestão e objetivou a organização e qualificação do Departamento de Fiscalização (Defis).
A metodologia utilizada integra ações de fiscalização e de gestão com todos os setores da autarquia, permitindo a realização de controle dos processos realizados no Defis, como a abertura de PAF´s (Processos Administrativos de Fiscalização), planejamento de atividades, controle das notificações e autos de infração emitidos a partir das informações do sistema e, ainda, realizar o controle de prazos.
A implantação do sistema vem permitindo agilidade no trabalho do Defis, que registrou 1.573 inspeções em 2016.
O trabalho premiado teve como relatora a coordenação do Defis, enfermeira fiscal Deliziê Martins, representando a equipe do Coren/PR e demais autores: Felipe Saraiva, Lenita Vaz, Simone Peruzzo e Manoel Gilliard Paes.
Deliziê conclui em sua apresentação, durante o Senafis, que “Sob a ótica do planejamento dos recursos e a integração com outros setores, o sistema web permite o registro e visualização dos dados em tempo real via sistema e departamento responsável”. “Possibilita gerar relatórios gerenciais otimizados, indispensáveis para o acompanhamento do trabalho executado, tornando-se ferramenta fundamental para o controle e avaliação do processo de trabalho, bem como, capaz de subsidiar a tomada de decisão da Chefia do Defis, da Diretoria e do Plenário Coren/PR.”
Deixe um comentário