A Concessionária Ecocataratas anunciou que retomará hoje (15) a construção do viaduto da Avenida Paraná, no KM 728 da BR-277. No total, a empresa ficará responsável pela execução de 30% do projeto. O prazo de conclusão é de 120 dias, ou seja, o término deverá ocorrer no mês de agosto. Em nota, a concessionária informou ainda que, em caso de chuva, o início da obra poderá ser adiado. A construção do viaduto teve início há dois anos, com previsão de conclusão em 12 meses.
Na sequência, vários transtornos, como chuvas ou embargo do Ministério do Trabalho, prejudicaram o andamento da construção. Este ano, a empresa contratada para a execução da obra desistiu do projeto, após atrasos no pagamento feito pelo governo estadual.
O Departamento Estadual de Rodagens (DER) iniciou então as tratativas com a Ecocataratas para o término de estrutura. As negociações e questões legais necessárias foram finalizadas ontem (14), viabilizando a retomada imediata. Com o novo prazo, já são quatro adiamentos da data de entrega do viaduto.
Desde abril de 2013, 70% do previsto no projeto foram executados. Para terminar a obra ainda é preciso encerrar os procedimentos de drenagem, sub-base e base da estrutura. A concessionária também deve fazer a pavimentação, sinalização e obras complementares, que incluem alças de acesso ao viaduto, assim como da Avenida Paraná. O custo da obra é de R$ 8,2 milhões.
Protestos
Duas manifestações no local, outdoors, ações nas redes sociais e requerimentos aos órgãos públicos marcaram a cobrança da população pela conclusão do aguardado viaduto em Foz. No final de janeiro, entre cem e 150 pessoas se reuniram na BR-277 com faixas, cartazes e camisetas cobrando a retomada da obra. Em fevereiro, dezenas de pessoas voltaram ao local para protestar novamente.
O ponto onde está a construção é uma das principais ligações entre a região norte e o centro de Foz do Iguaçu. A nova estrutura terá um vão de 40 metros sobre a Avenida Paraná e deve agilizar o trânsito na região. Segundo estimativa do governo estadual, a construção do viaduto deve atender 260 mil pessoas.
Deixe um comentário