Daniel Silveira pode ficar afastado do mandato por 4 meses
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados reúne-se nesta terça-feira (29) para discutir e votar o parecer do deputado Alexandre Leite (DEM-SP), ao processo 16/19 (REP 17/19) por quebra de decoro parlamentar, movido pelo PSL contra o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ).
O PSL acusa Silveira de ter gravado e divulgado, sem autorização, uma reunião reservada em que se discutia a disputa pela liderança do partido. O deputado nega as acusações.
Leite recomendou a suspensão por quatro meses do exercício do mandato parlamentar e de todas as prerrogativas regimentais. O parecer foi lido no último dia 22, quando Daniel Silveira voltou a dizer que a reunião não era secreta e que ele não foi o autor da gravação, tendo apenas recebido o material.
Para o relator, no entanto, a gravação de uma reunião restrita ou não, de forma clandestina, fora de casos excepcionais permitidos pelo ordenamento jurídico, não se coaduna com a ética e com a moral. Sobre o fato de uma terceira pessoa ter gravado a reunião, como alegado por Silveira, Leite entendeu que ainda assim a divulgação atentaria contra a ética e o decoro parlamentar.
A reunião para votar o parecer pela suspensão de Daniel Silveira está marcada para as 14 horas, no plenário 11.
Após a votação do parecer de Alexandre Leite, a deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) vai apresentar seu relatório a outra representação contra Silveira (REP 8/21). Desta vez, Rede, Psol e PSB acusam o deputado de ameaçar manifestantes do movimento “antifascistas” em postagem no Twitter.
Deixe um comentário