Arquivos

Categorias

Conselho de Ética deve julgar Vargas até a Copa

Conselho de Ética deve julgar Vargas até a Copa

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados deve aprovar ainda neste semestre o relatório sobre o processo por quebra de decoro parlamentar contra o deputado André Vargas (ex-PT). O presidente do conselho, Ricardo Izar (PSD-SP) vai levar o caso ao plenário da Câmara até 18 de julho, quando começa o recesso parlamentar. Vargas tem até o dia 28 deste mês para entregar a defesa escrita e indicar suas testemunhas. As informações são do Estadão.

Como Vargas ainda não nomeou oficialmente seus defensores para a representação do Conselho de Ética, Izar acredita que o ex-petista pode estar manobrando para ganhar mais dez dias de prazo. Isso porque se não houver um advogado nomeado quando a defesa for apresentada, o presidente do Conselho é obrigado a dar mais tempo para que seja oficializado um advogado ou indicar um parlamentar que fará a indicação do defensor. Extraoficialmente, os advogados Michel Saliba e José Roberto Batochio já estão orientado o parlamentar.

Independentemente das manobras, os membros do Conselho de Ética querem evitar a paralisação do processo iniciado em 9 de abril e vão trabalhar para que o relatório do deputado Júlio Delgado (PSB-MG) seja aprovado no Conselho de Ética até meados junho, antes do prazo regimental de 90 dias para apreciação do caso.

Segundo Izar, o Conselho terá acesso ao inquérito da Operação Lava Jato da Polícia Federal assim que a defesa de Vargas for apresentada. O relatório de Delgado deverá se basear nas provas levantadas pela PF, o que permitirá agilizar o trâmite do caso.