Arquivos

Categorias

Congresso em Foco premia parlamentares de futuro

Em parceria com a Ambev, o Prêmio Congresso em Foco distinguirá neste ano os jovens parlamentares que mais se destacam no Congresso

Por Mário Coelho, no Congresso em Foco:

Com 32 anos completados em janeiro, ACM Neto (DEM-BA) entrou no terceiro mandato seguido como deputado federal.

Neto do ex-senador baiano Antônio Carlos Magalhães, vem de uma uma família com longa influência na política local e nacional.

Professor de História, Randolfe Rodrigues (Psol-AP) foi eleito ano passado o senador mais votado do Amapá. Assim como o pai sindicalista, começou na política no PT.

Em comum entre os dois, com posições políticas completamente antagônicas, está o fato de fazerem parte de uma nova geração de políticos. Ambos possuem experiência no Legislativo. Enquanto o hoje líder do DEM na Câmara está no terceiro mandato, Randolfe foi duas vezes deputado estadual quando ainda estava no PT. Já no Psol, buscou uma vaga de deputado federal em 2006, mas não conseguiu votos suficientes.

A juventude de ambos os coloca como hábeis a participar da disputa de uma nova categoria do Prêmio Congresso em Foco: parlamentares de futuro. Com o apoio da Ambev, serão premiados nessa categoria os parlamentares com menos de 45 anos que mais se destacam nos mandatos de deputados federais e senadores.

Na Câmara, parlamentares nessa faixa etária correspondem a mais de 20% do total de 513 deputados existentes. No Senado, para o qual só podem se candidatar brasileiros com pelo menos 35 anos de idade, o percentual é bem menor, fica na casa dos 6%. Em números brutos, eles são 121 deputados e cinco senadores, que representam diferentes partidos e estados.

“Nosso intuito nessa parceria com o Congresso em Foco, em especial na categoria Parlamentares de Futuro, é incentivar aqueles políticos que, de forma transparente, buscam como nós ajudar o país a se desenvolver de maneira duradoura e consciente”, afirma o diretor de relações governamentais da Ambev, Disraelli Galvão Guimarães.

Ele ressalta que preocupação com o futuro, sustentabilidade e planejamento de longo prazo são atributos que devem ser buscados tanto por empresas como a Ambev quanto pela sociedade como um todo. Daí a importância de identificar os jovens representantes políticos que, independentemente de ideologias ou vínculos partidários, projetam para a nação bons valores. Disraelli acrescenta que a Ambev possui vários projetos no campo da responsabilidade social. Entre eles, o movimento cyan, voltado para o uso racional de água; e as campanhas destinadas a incentivar o consumo responsável de bebida alcoólica.

“Para nós, estimular a democracia sólida que o Brasil conquistou está em linha com essa atuação sustentável que buscamos. Trata-se do futuro do país no qual a Ambev atua, onde empregamos 32 mil pessoas e temos investido R$ 2 bilhões ao ano”, explica Disraelli.

Segundo ele, apoiar iniciativas como o Prêmio Congresso em Foco permite reconhecer quem contribui para fazer o país avançar. “Faz parte da cultura da nossa empresa valorizar e destacar os méritos alcançados por quem sonha grande e corre atrás de suas realizações. Ainda mais quando essas realizações visam o bem de um país inteiro”, arremata o diretor.

LEIA MAIS