Confira o que abre e o que fecha no feriadão de Páscoa em Foz do Iguaçu e Cascavel

Alguns serviços públicos terão alterações na sexta-feira Santa (2), mas atividades essenciais funcionam normalmente; atrativos turísticos da fronteira atendem com até 30% da capacidade. Foto: Avenida Brasil em Foz do Iguaçu- crédito: Combo Iguassu Turismo

Por G1 PR

O ferido de Páscoa vai alterar o funcionamento de alguns serviços públicos de Foz do Iguaçu e Cascavel, no oeste do Paraná.

Na fronteira, os atrativos turísticos vão operar com 30% da capacidade por causa da pandemia do novo coronavírus.

Serviços essenciais como de urgência e emergência, setor de transporte e coleta de lixo seguem funcionando normalmente.

Veja o que abre e fecha no feriado:

Transporte coletivo

Em Cascavel, os ônibus circulam em horário de domingo na sexta-feira. No dia 3, a tabela será normal de sábado.

Em Foz do Iguaçu, o transporte coletivo funcionará apenas com 50% da frota atual, conforme ocorre aos domingos, devido ao número reduzido de passageiros.

Saúde

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USF) estarão fechadas nas duas cidades.

Foz do Iguaçu: A UPA Dr. Walter Cavalcante Barbosa, no Morumbi, mantém o atendimento 24 horas, exclusivo para casos da Covid-19. A unidade de saúde Padre Ítalo, no Porto Meira, funciona durante todo o feriado para atendimentos clínicos, incluindo casos suspeitos de dengue.

A UPA João Samek, no Jardim das Palmeiras, atende casos gerais de urgência e emergência e também funcionará normalmente.

A central do Plantão Coronavírus funciona todos os dias para orientações ou encaminhamentos para a coleta do exame RT-PCR. Os moradores podem entrar em contato via telefone: 0800 645 5655 ou (45) 3521- 1800 (WhatsApp e ligações).

Cascavel: As UPAs funcionarão normalmente durante o feriado e fim de semana.

Assistência farmacêutica

As farmácias básicas I, II e III de Cascavel atenderão em sistema de plantão na sexta-feira, no sábado e no domingo.

  • Farmácia Básica I: das 13h às 19h
  • Farmácia Básica II: das 7h às 13h
  • Farmácia Básica III: das 13h às 19h

Bancos

Fecham na Sexta-feira Santa.

Comércio de rua

Em Cascavel, o comércio ficará fechado na sexta-feira e no domingo de Páscoa.

O sindicato da categoria em Foz do Iguaçu informou que os lojistas têm autonomia para abrirem ou não o comércio na sexta-feira.

Supermercados

Os supermercados podem abrir na sexta-feira, conforme horário estabelecido por cada rede, mas ficarão fechados no domingo.

Shoppings

Os shoppings de Foz do Iguaçu têm horários diferenciados neste feriado.

Shopping Catuaí Palladium

Sexta-feira:

  • Lojas: 11h às 20h
  • Alimentação: 11h às 22h

Sábado:

  • Lojas e Alimentação: 11h às 22h

Domingo:

  • Lojas: 11h às 20h
  • Alimentação das 11h às 22h

Cataratas JL

Sexta-feira e domingo:

  • Lojas: 14h às 20h
  • Praça de alimentação: 10h às 22h

Sábado:

  • Lojas e praça de alimentação: 10h às 22h

Atrativos turísticos

Em Foz do Iguaçu, alguns atrativos turísticos terão horários especiais durante os três dias.

Os estabelecimentos poderão atender com até 30% da capacidade do local, e os ingressos devem ser comprados pela internet.

Parque Nacional do Iguaçu abrirá das 9h às 16h, de sexta-feira a domingo. O Restaurante Porto Canoas atenderá das 12h às 16h.

Marco das Três Fronteiras funcionará das 15h às 21h nos três dias de feriado, com apresentações culturais às 18h30.

No Complexo Turístico de Itaipu, os visitantes poderão conhecer o Itaipu Ecomuseu, das 10h às 17h. A Ciência na Esfera, localizada no Ecomuseu, com sessões a cada 20 minutos. O Itaipu Refúgio Biológico, das 8h30 às 15h30, e a Itaipu Panorâmica, com saídas de hora em hora, entre 9h e 16h.

Em Cascavel, o Zoológico Municipal está fechado por causa da pandemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

General Francisco Ferreira pede exoneração da Itaipu Binacional

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general João Francisco Ferreira, comunicou nesta terça-feira (25) seu pedido de exoneração do cargo, por razões pessoais. Ele ocupava o posto desde 7 de abril de 2021, quando sucedeu o também general Joaquim Silva e Luna, que foi nomeado presidente da Petrobras. O novo diretor deverá ter um perfil mais político.
No período em que esteve no cargo, a Itaipu alcançou a marca de 2,8 bilhões de MWh gerados desde o início da operação da usina, consolidando-se como a hidrelétrica que mais produziu energia no mundo, e conquistou as melhores marcas históricas de produtividade – a relação entre a quantidade de água que passa pelas unidades geradoras e a energia efetivamente gerada.
Em sua gestão, também reforçou o apoio às ações de combate à covid-19 na região de Foz do Iguaçu, o que foi determinante para a diminuição acentuada do número de casos de infecção e de internações hospitalares. As obras viabilizadas financeiramente pela Itaipu tiveram importantes avanços no período, como a Ponte da Integração Brasil-Paraguai, a revitalização do Gramadão e diversas outras.

Em Curitiba, Moro defende reformas “sem volta ao passado”

O advogado Sérgio Moro, presidenciável do Podemos, defendeu nesta nesta terça-feira, 25, em Curitiba, um conjunto de reformas no estado brasileiro “sem continuidade e volta ao passado”. Moro disse ainda que o país precisa de “propostas realistas”, conciliando “responsabilidade fiscal com responsabilidade social”. O ex-juiz participou de uma reunião na ACP (Associação Comercial do Paraná) proposta pelo empresário Wilson Picler, membro do Conselho Serro Azul.

Da reunião com o empresariado, participaram ainda o presidente da ACP, Camilo Turmina; os senadores Alvaro Dias, Oriovisto Guimarães e Flávio Arns; a presidente nacional do Podemos, deputada Renata Abreu (SP); o deputado Galo e o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Augustinho Zucchi. No encontro, Alvaro Dias foi confirmado na presidência estadual do Podemos.

“As taxas de juros no Brasil estão entre as mais elevadas do mundo, sem falar na substituição tributária, que é adrenalina na veia. Paga-se os impostos antes de colocar a mercadoria no estoque da loja, imposto recolhido antes de sair do fornecedor. Os tributos sobre consumo no Brasil são leoninos”, disse Turmina ao presidenciável.

Anticorrupção – Sérgio Moro disse que o país não pode mais suportar a lentidão dos governos no encaminhamento das reformas. “Desta forma, cada governo procrastinando e transferindo para o seguinte, o Brasil não sairá da estagnação. É preciso mexer no complexo sistema de impostos para facilitar a vida do cidadão e dos empreendedores. Hoje a empresa tem que dispor de um exército de contadores para entender o sistema tributário. Está na hora de acabar com o jeitinho e resolver de fato este problema que vem travando o crescimento do Brasil”.

Picler pediu detalhes sobre a proposta defendida por Moro da criação de um tribunal nacional anticorrupção nos moldes do criado na Ucrânia em 2019. A corte da Ucrânia, segundo Moro, julga apenas casos de corrupção, funciona em duas instâncias e é composto por 38 juízes escolhidos num rigoroso processo de seleção, feito por magistrados e especialistas internacionais.

Os primeiros casos na corte ucraniana chegaram em setembro de 2019 e, dois anos depois, o tribunal já havia proferido 45 sentenças com 39 condenações e 6 absolvições. Penas de prisão foram aplicadas a 26 pessoas em 21 dos processos julgados. Entre os condenados, há juízes, promotores, advogados e chefes de estatais, por exemplo.