Secretário Nacional de Assistência de Social do Ministério do Desenvolvimento Social, André Quintão, participa da abertura do evento, a partir das 8h30 na Guarda Mirim
Começa nesta quinta-feira (04) em Foz do Iguaçu a 15ª Conferência Municipal da Assistência Social que terá como tema: “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. A abertura do evento acontece às 8h30 na Guarda Mirim e contará com a presença do Secretário Nacional de Assistência de Social do Ministério do Desenvolvimento Social, André Quintão, que fará a palestra magna da conferência.
Quintão é assistente social e sociólogo e atuou no grupo de trabalho montado pelo gabinete de transição para debater temas ligados ao combate à fome. À época, ele defendeu a necessidade de reconstruir as políticas públicas de apoio à população em situação de vulnerabilidade social.
Durante a conferência, serão abordados e debatidos temas como o financiamento do SUAS; controle social; articulação entre os segmentos; serviços, programas e projetos; benefícios e transparência de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.
“As conferências são espaços de mobilização e participação social, cujo foco é a avaliação da Política de Assistência Social, bem como seu planejamento a partir das demandas apresentadas pela população usuária, prioritariamente”, explica a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Mábile Cazela.
As conferências ocorrem a cada dois anos a nível municipal, estadual e federal e são fundamentais para elaborar conjuntamente as diretrizes da Política de Assistência Social no país, levando em conta suas particularidades regionais.
Presenças
A conferência também contará com a presença do secretário de assistência social do município e presidente do CONGEMAS (Colegiado Nacional de Gestores e Gestoras Municipais de Assistência Social), Elias de Souza Oliveira, além de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família do Estado do Paraná; Câmara de Vereadores; Conselho Estadual de Assistência Social, Secretaria Nacional de Renda de Cidania, além de universidades e a sociedade civil organizada.
A organização do evento, que segue até sexta-feira (05) é do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.
Fonte: Cabeza News / Foto: PMFI
Deixe um comentário