Arquivos

Categorias

Conferência de Cultura de Foz está com inscrições abertas para delegados

Conferência de Cultura de Foz está com inscrições abertas para delegados

Estão abertas as inscrições de delegados para a 3ª Conferência Municipal de Cultura, que irá reunir artistas, produtores, gestores, agentes culturais e toda a população interessada em participar das decisões e construir as políticas públicas de cultura em Foz do Iguaçu. Com o tema “Cultura, direito nosso de cada dia”, o encontro acontece nos dias 16 e 17 de outubro, no auditório da Fundação Cultural.

Para ter direito a voz e voto na conferência, todas as pessoas físicas e jurídicas deverão inscrever-se até o dia 31 de agosto no Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais (SMIIC), através formulário digital disponível no site do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC). Esta é uma exigência da Lei nº 3.645, de 2009. Quem não cadastrar-se até a data estipulada poderá participar das discussões e debates sem direito a voto.

A 3ª Conferência Municipal de Cultura é realizada pelo Conselho de Cultura, com o apoio da Fundação Cultural. Os debates e propostas serão baseados em cinco eixos, sendo: Gestão pública da cultura, Infraestrutura cultural, Patrimônio cultural, Cidadania cultural e Participação social e controle da gestão cultural.

“Nossa realidade é contraditória. Temos uma rica e diversificada produção cultural, mas historicamente as políticas públicas são insuficientes para fomentar, incentivar e democratizar esse acúmulo. Esse quadro será revertido na medida em que a população apontar a cultura como uma demanda prioritária, por isso a participação na conferência é importante”, avalia Paulo Bogler, presidente do Conselho de Cultura.

Além de avaliar a atuação governamental na área da cultura e apresentar diretrizes e propostas, o fórum irá eleger as entidades da sociedade civil com atuação cultural que irão compor o Conselho de Cultura para o próximo biênio.

O presidente a Comissão Organizadora da 3ª Conferência de Cultura, Alexandre Palmar, explica que o SMIIC reúne mais de 500 agentes culturais, todos habilitados a votar. Os delegados da primeira e da segunda conferências (que preencheram o SMIIC), realizadas nos anos de 2011 e 2013, respectivamente, não precisam preencher novamente o cadastro. “Estamos trabalhando no cadastramento há alguns meses e o fórum de setoriais foi mais um momento para estimularmos a participação de delegados na conferência”, explica Palmar.

CADASTRO – A inscrição no sistema de informações e indicadores culturais é rápida e simples, tanto para pessoas físicas como para jurídicas. É necessário acessar o link www.conselhodeculturafoz.com.br/indicadores-culturais e informar os dados solicitados, anexando as vias digitalizadas dos documentos, como CPF e currículo para agentes individuais e CNPJ, ata e histórico para associações e entidades. Todas as informações são sigilosas.

Além de garantir a participação de delegados à conferências, os indicadores do sistema serão utilizados na avaliação e a na formulação de ações e projetos públicos de cultura.

PRÉ-CONFERÊNCIAS – O Conselho de Cultura também está organizando as pré-conferências, a serem realizadas nas cinco regiões da cidade. A meta é promover reuniões preparatórias na maior parte das entidades, coletivos e espaços artísticos e culturais existentes no município, assim como, em escolas, universidades e centros comunitários.

Nos encontros, serão discutidas as propostas aprovadas no I Fórum dos Setoriais de Cultura, além de considerar o atual cenário cultural de modo geral e a realidade específica dos locais onde os encontros acontecerem.

Para agendar uma pré-conferência de cultura nas instituições e comunidades, basta entrar em contato com a direção do Conselho de Cultura, através do telefone (45) 3521-1508 ou pelo email [email protected].