A defesa do ex-presidente Lula já jogou a toalha e o preveniu de sua provável condenação por 2×1 votos, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), de Porto Alegre, responsável por julgar recursos contra sentenças do juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Criminal de Curitiba. Se o placar de condenação não for unânime, enseja à defesa do ex-presidente lançar mão dos chamados “embargos infringentes”. A informação é do jornalista Cláudio Humberto, colunista do Diário do Poder.
Petistas atribuem ao desembargador Rogério Favreto, ex-assessor de Lula e nomeado por Dilma para o TRF4, previsões sobre a sentença. O TRF4 avalia recursos da defesa e do Ministério Público Federal, que pediu o dobro da pena de 9 anos e meio de prisão para Lula. Os desembargadores da turma terão de deliberar sobre a prisão do ex-presidente por provocação dos procuradores da Lava Jato. Se Lula for condenado por 3×0, a expectativa e que sua prisão seja decretada, cumprindo norma definida pelo Supremo Tribunal Federal.
Tem que haver grande e rápida mudança no sistema de indicação nas Cortes da Justiça no Brasil. Dá para adivinhar qual vai ser o resultado do voto deste senhor, desembargador Rogério Favreto, ex-assessor de Lula e nomeado por Dilma para o TRF4?? E no Supremo então, a coisa é pior, essas indicações tem que acabar o mais rápido possível.