Por Gabriel Azevedo no Jornal do Iguaçu:
Apelidado de ‘BBB’ da saúde, o Conselho Municipal da Saúde (Comus) notifica hoje a prefeitura de Foz do Iguaçu para retirar, em 24 horas, uma das cinco câmeras de vigilância instaladas no interior do Pronto Atendimento do Morumbi. A decisão – tomada ontem durante uma sessão ordinária do Conselho – aconteceu depois que 30 servidores daquela unidade entregaram um abaixo assinado pedindo a retirada do equipamento.
Instaladas no início deste mês pelo município, as máquinas foram colocadas com o objetivo de monitorar, 24 horas, o atendimento oferecido à população naquele estabelecimento, que é utilizado, em média, por 10 mil pessoas/mês. Os equipamentos de vigilância estão ligados diretamente a um monitor, no gabinete do prefeito Paulo Mac Donald Ghisi.
Com o uso das microcâmeras, a administração municipal pretende melhorar a qualidade do atendimento público na unidade de saúde, onde havia reclamações constantes, além de oferecer segurança aos usuários e funcionários. (Leia mais)
Esse tipo de ação é uma excrescência da administração pública e pode situar-se na descrição sintomatológica da paranoia e da insegurança que, por sua vez, está relacionada ao ciúme, à inveja, ao ressentimento e ao despeito. Afora a questão relacionada aos desvios pessoais do administrador, a filmagem parece-me ilegal, discriminatória e preconceituosa. Além do mais, é uma atitude da municipalidade que está relacionada a outros fatos semelhantes, já constatados na secretaria da comunicação e que deve ser coibida pela Justiça antes de se tornar o brinquedo preferido do prefeito. Afinal, alguém deve dizer a ele que modelos exclusivistas e fascistas não fazem mais parte do mundo moderno e democrático. Se ele apreciar que os implante em sua casa, ou em sua empresa.
Câmera,pra que? pra ver os desaforos que os funcionários levam todo dia? agressões verbais,físicas,só se for pra isso né sr prefeito!!!!
camera na sala de repouso do sus…absurdo isso,tiram a privacidade dos pacientes….só coisa do mec mesmo,ao invés de gastar dinheiro com câmeras,pq nao aumenta o salário dos funcionários que estão desmotivados a cada dia que passa!!!!
DESSA VEZ INFELIZMENTE DEVO CONCORDAR COM O PREFEITO, SE BEM QUE ELE DEVERIA ERA POR CAMERAS TBM JUNTO AOS SECRETARIOS DELE FORMADOS EM DEMAGOGIA E MENIRAS. MAS A MAIORIA DOS ATENDENTES DESPREPARADOS DA SAUDE QUANDO VÃO NOS ATENDER, TRATAM MAL, E, AINDA APONTAM PARA OS CENTENAS DE CARTAZES QUE ELES ESPALHAM PELAS PAREDES ONDE SE LÊ ” DESACATO A FUNCIONARIO….” MAS ELES MESMO TIRAM OS AFIXADOS QUE DIZEM QUE “ABUSO DE AUTORIDADE POR FUNCIONARIO…” TÊM QUE SER VIGIADOS PARA PELO MENOS APRENDEREM A TRATAR QUEM PAGA O SALÁRIO DELES.