O aniversário de 90 anos do PCdoB, comemorado dia 25 de março, mobilizou, em Foz do Iguaçu, no último sábado (24), aproximadamente 300 pessoas, que participaram de almoço, organizado pela Direção do PCdoB de Foz, para celebrar a trajetória marcante de lutas do Partido Comunista do Brasil.
O almoço foi precedido por ato político que reuniu o Presidente do PCdoB do Paraná e vice-prefeito, Chico Brasileiro, o Presidente local do PCdoB, Nilton Bobato e dirigentes de partidos da base aliada que compõem o governo municipal.
A tônica dos discursos foi de unidade, e demonstrou a conjunção das forças progressistas da cidade visando os avanços para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu. Os dirigentes partidários elogiaram a condução ética e obstinada dos comunistas a frente das instituições e movimentos sociais conduzidos pela sigla.
Chico Brasileiro enfatizou que a marca do PCdoB no governo se traduz na condução política baseada no diálogo e na construção coletiva das ações desenvolvimentistas. “O PCdoB constrói diariamente o caminho que levará o país ao rumo socialista. Para isso, na atual trajetória do país, precisamos unir forças progressistas para avançar, passo a passo e sempre, no destino que almejamos: o socialismo”.
O Presidente do PCdoB de Foz do Iguaçu, Nilton Bobato, resgatou a trajetória da sigla que protagonizou as grandes lutas do país. “O PCdoB, ao longo desses 90 anos, foi protagonista no palco das transformações do país, destacando-se pela bravura e resistência em diversos momentos da história, como na luta contra a ditadura, na redemocratização, no protagonismo juvenil com a campanha do Petróleo é nosso, entre outras”.
O Secretário de Organização, Pablo Braga Machado, enfatizou que o momento é propício para reforçar os princípios que norteiam o Partido Comunista do Brasil. “Celebrar o aniversário do partido mais antigo é celebrar os princípios que diferem o PCdoB das demais siglas, é celebrar a luta do partido em defesa do socialismo, é rememorar os mártires comunistas da história do país, é rememorar a história e selar a manutenção dos princípios comunistas”.
No mesmo sentido, os dirigentes da juventude do PCdoB, o Presidente da UJS, Sérgio Santander, e a Presidente da Umefi, Maiara Oliveira, externaram o orgulho de ser comunista e a força da juventude comunista, uma das principais características do PCdoB ao longo desses 90 anos. A UJS – União da Juventude Socialista – foi responsável por várias transformações no país, como a luta pelas Diretas Já, a defesa do petróleo, o voto aos 16 anos, o impeachment do ex-presidente Fernando Collor, entre outras.
História
A agremiação mais antiga do país, o PCdoB, foi fundada em 25 de março de 1922. Nesses 90 anos de história, a sigla protagonizou as principais lutas em defesa do povo brasileiro, da soberania do país e da construção do socialismo. Participou da Constituinte de 1945, da Campanha “O Petróleo é Nosso”.
Foi um dos principais combatentes do regime ditatorial, momento em que liderou a Guerrilha do Araguaia, luta que resultou no assassinato de vários militantes do PCdoB. O regime foi responsável pela clandestinidade do PCdoB, que ficou por mais de 20 anos na ilegalidade. O partido foi legalizado após o fim da ditadura.
Atualmente, o PCdoB é uma das siglas que mais cresce no país, com grande influência nos principais projetos desenvolvimentistas em curso no Brasil. No último Congresso da sigla, o PCdoB apresentou o programa nacional de desenvolvimento que aponta os desafios atuais do país e a tática, centrada no fortalecimento do estado, para a construção do socialismo.
Deixe um comentário