(*) Edson Lau Filho
Nessa segunda (13) o noticiário paranaense foi repleto de temas que dominaram as rodas de discussão, desde a Boca Maldita até às Cataratas: a visita do Ministro Aldo Rebelo às obras da Copa de 2014, o passamento do Bispo Dom Ladislau, o incêndio do Ouro Verde em Londrina, as pesquisas que agitaram a corrida eleitoral em Maringá, enfim, dia turbulento.
Entretanto, uma interessante notícia passou sem o devido destaque na imprensa local, apesar de ser digna de nota e de muitos elogios: o Secretário do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, Marcello Richa, assinou o decreto n°186/2012, que designa os membros que irão compor o Comitê Intergestor de Políticas Públicas de Juventude.
O Comitê terá a função de assessorar os órgãos da administração pública municipal, oferecendo suporte à elaboração, efetivação, planejamento e criação de diretrizes que visem o cumprimento integral das ações e políticas públicas de juventude. Uma conquista para a juventude curitibana. Porém esse ato vai além, é um marco na administração pública do Paraná.
A moderna prática administrativa da transversalidade e o conceito de rede estão representados no objetivo e no desenho de funcionamento deste comitê. Esses conceitos já são aplicados em alguns programas bem sucedidos na própria Prefeitura da capital paranaense, como: o “Família Curitibana” e o “Comunidade Escola”.
O grande diferencial é o fato de o Comitê Intergestor de Políticas Públicas de Juventude ser além de um programa, uma ferramenta administrativa de articulação e integração, que potencializará ações já existentes, e que eventualmente tenham sombreamento entre secretarias, com isso, conforme observado na experiência do Governo do Estado de Goiás, iremos ainda mais longe, será possível otimizar a aplicação dos recursos.
Essa é a primeira vez na história da administração pública do Paraná que uma política de direitos, como a política pública de juventude tem a sua transversalidade reconhecida através de uma lei.
Sinto-me honrado em fazer parte dessa equipe, desde a proposta idealizada pelo Secretário, surgida após uma de suas reuniões para discussão de políticas públicas de juventude com gestores de outros estados, e, principalmente agora, como membro deste Comitê. Estamos no caminho certo.
(*) Edson Lau Filho, Assessor Técnico da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba e Presidente da Juventude do PSDB do Estado do Paraná. Foi Diretor de Formação Política e Secretário-Geral da Juventude do PSDB do Paraná, Secretário-Geral da Juventude do PSDB de Curitiba e duas vezes Presidente da Casa do Estudante Luterano Universitário.
Deixe um comentário