A vereadora Maria Letícia Fagundes (PV) destacou nesta terça-feira (16) a aprovação pela Comissão de Meio Ambiente do projeto de lei que prevê o fim da utilização dos canudos de plástico em Curitiba. “Esse projeto visa preservar a vida e o meio ambiente acima de tudo, Curitiba sempre foi pioneira nesse enfrentamento e agora não é diferente”, disse Maria Letícia, autora da nova lei municipal que tem como objetivo estar de acordo com o Dia Mundial do Meio Ambiente, que este ano teve como mote o combate à poluição causada por resíduos plásticos.
De acordo com a proposta, restaurantes, lanchonetes, bares e estabelecimentos similares a deverão a passar ofertar apenas canudos comestíveis ou de papel biodegradável, individual e hermeticamente embalados com material biodegradável.
Desenvolvimento sustentável
O projeto foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos nesta segunda-feira (15). “Maria Letícia apresentou dados estatísticos da produção de lixo em escala global demonstrando que a aprovação da proposição representaria importante medida na garantia do desenvolvimento sustentável em Curitiba”, destacou o relator do projeto, vereador Felipe Braga Côrtes (PSD) em seu parecer favorável ao trâmite.
O relator na Comissão de Meio Ambiente ainda concluiu que “o projeto de lei merece efetiva medida de proteção ao meio ambiente e adoção de boas práticas quanto à produção de lixo plástico estando apta à apreciação pelo plenário”.
Também foi aprovada uma emenda ao projeto, assinada pelos vereadores Goura (PDT) e Professor Euler (PSD), que proíbe ao poder público municipal, a partir de 1º de janeiro de 2020, a compra de canudos de plástico. Com informações da Câmara Municipal de Curitiba.
Deixe um comentário