Comerciantes de Ciudad del Este preparam uma manifestação de maior intensidade se não receberem uma resposta definitiva do governo a respeito da abertura da Ponte da Amizade e do protocolo que se aplicará. Eles pressionam o presidente do Paraguai, Mário Abdo Benitez para fixar uma data antes do dia 1 de outubro. Contudo, o presidente anunciou que esta semana estabelecerá junto a presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, a data para o desbloqueio da ponte internacional e outras fronteiras.
O setor que depende do turismo de compras organiza outra grande mobilização se o governo paraguaio não definir a situação de abertura das fronteiras, que mantem em suspensa a população desde a semana passada quando o presidente paraguaio anunciou abertura total da Ponte da Amizade, mas na quinta-feira (24), o governo brasileiro anunciou a prorrogação por mais 30 dias o fechamento da fronteira brasileira com países vizinhos.
“Conversamos com todos os grupos afetados e decidimos esperar até o dia 30 de setembro e se não houver resposta, iniciaremos uma greve de maior intensidade” assegurou Iván Airaldi, secretário de Indústria e Comercio do Governo de Alto Paraná.
Segundo Iraldi, esperam respostas também do prefeito de Foz do Iguaçu que mantem reunião com o presidente Jair Bolsonaro.
” O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, manterá uma reunião em Brasília sobre a reabertura da Ponte, mas deste lado da fronteira não temos nenhuma informação, apenas especulações” assinalou o secretário.
No entanto, o presidente paraguaio disse que nesta semana se fixará a data de reabertura da ponte “Estamos conversando com o presidente Bolsonaro e essa semana vamos ter a data de abertura das fronteiras com o Brasil, como o caso de Ciudad del Este, Salto de Guairá e Pedro Juan Caballero”, anunciou Mario Benítez.
O presidente paraguaio manifestou que os índices de contágios e mortes por covid-19 seguem sendo positivos em comparação a demais países da região. Sustentou que as medidas tomadas a tempo pelo governo e a responsabilidade dos cidadãos vem sendo fundamental para salvar vida e recuperar a economia.
Redação e La Clave
Deixe um comentário