Arquivos

Categorias

Começa em Foz do Iguaçu a campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos

O Centro de Controle de Zoonoses deu início, nesta segunda-feira (23), a vacinação antirrábica de cães e gatos em Foz do Iguaçu.  A ação acontecerá de forma fixa, na sede do CCZ (Av. Maceió, 1511 – Jardim Ipê III), com atendimento de segunda a sábado, das 8h30 às 13h30, e de forma itinerante nos bairros, de segunda a sexta, no mesmo horário.

Nesta primeira etapa, a ação acontecerá na região Leste, entre os dias 23 a 27 de outubro, das 8h30 às 13h30, nos seguintes pontos:

– Praça 7 de Setembro (Rua Tenente Eduardo Olmedo – Morumbi);

– Associação de Moradores do Cohapar III (Rua Pompeu de Toledo, 1748);

– Arena Multiuso Maradona (Rua Gralha, 24 – Portal da Foz);

– Praça de Esporte e Lazer Pedro Xiru (Rua Assunção, nº 331, Jardim Liberdade / Morumbi IV)

– Praça Morumbi III (Atrás da UBS Morumbi III -Rua Urbano Caldeira, S/N)

– Paróquia Nossa Senhora da Saúde (Rua das Águias, 200, Portal da Foz).

Cães e gatos saudáveis, a partir dos três meses de idade, podem receber a vacina. Apenas pessoas que tenham condições de conter o animal, e que sejam maiores de 18 anos, podem levá-lo para vacinar. Os cães devem estar contidos por guias ou correntes apropriadas e, no caso dos bravos, também devem estar usando focinheira. Os gatos devem permanecer em caixas de transporte apropriadas. Todo tutor deve carregar uma sacolinha plástica para recolher os dejetos do seu animal, caso seja necessário. A meta é vacinar 40 mil cães e gatos.

Transmissão

A transmissão da raiva ocorre apenas entre mamíferos, incluindo o ser humano, e se dá quando os vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo da vítima através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura.

Sintomas

São alguns dos sintomas da raiva no animal: salivação abundante; dificuldade para comer ou beber água; dificuldade para engolir (animal parece “engasgado”); mudança de comportamento; paralisia das patas traseiras, convulsão. Nos cães, o latido torna-se diferente do normal, parecendo um “uivo rouco”, e os morcegos, quando acometidos pela raiva, podem ser encontrados dentro de casa, voando durante o dia, pousados em locais baixos ou caídos no chão.

Fonte: PMFI