O prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira e a vice, Ivone Barafaldi, assinaram quarta-feira (06) a ordem de serviço para o início da duplicação da Avenida Felipe Wandscheer, uma das obras mais aguardadas pelos Iguaçuenses. O ato teve como base a quadra do colégio COC Semeador e contou com a presença de empresários, autoridades e moradores da região.
As obras de duplicação da Avenida já tiveram início, com previsão para ser concluída até abril de 2016. O investimento é de R$ 12,7 milhões, destinados do Ministério das Cidades, através do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. A Caixa Econômica Federal assegurou os recursos para a conclusão da obra.
O projeto atual, que prevê a duplicação com ciclovias dos dois lados da pista, calçadas para pedestres, estacionamento, recuo para ônibus, iluminação e paisagismo foi refeito pela Prefeitura e liberado pela União.
No projeto inicial estavam previstos apenas o alargamento e recape, o que segundo o prefeito Reni Pereira, não seria suficiente para atender aos anseios dos moradores.
“Acreditamos que com essa obra iremos trazer mais desenvolvimento para a região leste da cidade. Sabemos que vai gerar um pouco de transtornos, e por isso já nos desculpamos com toda população, mas queremos garantir o bom andamento dos serviços para podermos concluir o mais breve possível”, destacou.
O edital de financiamento feito com a Caixa Econômica Federal ainda contempla outras obras, como a extensão da Avenida Andradina, marginais da BR-277, e implantação do Sistema Integrado (SIM) para o transporte coletivo. Todos estes projetos somam um recurso de R$ 68 milhões, disponibilizados pelo Governo Federal.
“O prefeito Reni Pereira está de parabéns”, destacou o comerciante da região, Altamir Farina.
“Acredito que vamos ganhar tempo, segurança e mais qualidade de vida com a duplicação da Felipe Wandscheeer”, disse o gerente de banco, André Luiz Scaniotti.
A duplicação vai beneficiar em torno de dez mil edificações instaladas na região da Avenida, atendendo anseios antigos de comerciantes, empresários e moradores. Como é o caso da administradora, Esoni Grando. “Eu tenho comércio aqui desde 2002 e eu vejo que essa duplicação será excelente para Foz do Iguaçu num todo. Irá desafogar o trânsito pesado e melhorar muito para nós em todos os sentidos. Estamos todos muito orgulhosos”, disse.
Trânsito
As obras no local devem provocar alterações no trânsito, em razão das máquinas que serão utilizadas. Por isso, o fluxo de veículos na Avenida poderá ser impedido em alguns trechos .
As informações com todas as mudanças e desvios serão divulgadas com antecedência pelo Foztrans. Mas a Prefeitura prevê o menor transtorno possível e deve agilizar o andamento das obras. Na semana passada, a secretaria municipal de Meio Ambiente iniciou os trabalhos de limpeza, poda e retirada de árvores, preparando a Avenida para o início da duplicação.
O empresário, Roberto Luis Brugnero, disse que a duplicação e as obras de melhorias na Avenida Felipe Wandsccheer são aguardadas pelos empresários e moradores da região há muitos anos. “É mais do que uma necessidade para nós, já estamos cansados de ver tantos acidentes acontecerem aqui pelo movimento que a Avenida tem diariamente. Felizmente, nesta gestão, estamos vendo que é possível acontecer a duplicação e a gente vê o esforço do prefeito Reni Pereira em fazer dar certo. Pelo projeto, será uma das Avenidas mais bonitas da cidade”, definiu.
O mantenedor do colégio COC Semeador revelou que há 15 anos é esperada uma obra na Avenida e contou que há oito anos os próprios moradores investiram na aquisição de um semáforo para um dos trechos da via. “Essa é uma Avenida utilizada por grande parte da população como rota alternativa no trânsito, por isso, o tráfego é muito intenso aqui e só da escola, temos em média, um movimento diário de dois mil carros. Precisávamos há muito tempo de investimentos aqui. Antes, porém, se falavam em ampliação, agora teremos duplicação da Avenida, o que será muito melhor. Sabemos do empenho do prefeito Reni e todo esforço por parte do Município e torcemos por isso”, salientou José Castro Gomes, parabenizando a iniciativa da atual administração.
Deixe um comentário