Arquivos

Categorias

Com ou sem Samek, PT vai ter candidato próprio em Foz

O PT decidiu no último sábado, 31, pela candidatura própria na disputa da prefeitura de Foz do Iguaçu. Na reunião, apesar de tensa, a tese de candidato próprio venceu por 14 votos a 12. O PT tem três candidatos para a disputa: Jorge Samek, Gilmar Piolla e Joel de Lima. Os três são trabalhadores da Itaipu Binacional e têm até junho como prazo para desincompatibilizar e disputar as eleições de 7 de outubro.

O próximo passo dos petistas é registro das pré-candidaturas – o que deve ocorrer logo depois da Páscoa, a partir da próxima segunda-feira, 9. Também devem ser registradas as teses e as propostas para o encontro municipal do partido que, a princípio, está marcado para o mês de maio. Até lá, os petistas vão iniciar as reuniões dos setoriais e intensificar as conversas com os partidos que formam a base aliada do Governo Dilma no Congresso Nacional.

Em Foz, o PT espera que seu arco de aliança inclua o PDT, PMDB, PP, PTB, PV, PTN, PSD, PCdoB, mas não fecha a porta para PSB, PSDB, PPS e DEM. O candidato ‘natural’ do PT tem nome e sobrenome: Jorge Samek. Se Samek continuar imprescindível para Dilma no comando da Itaipu Binacional, a escolha se dará entre Gilmar Piolla e Joel de Lima.“O importante da reunião de sábado é que o PT decidiu que vai de candidatura própria com ou sem o Samek”, diz um petista, árduo defensor de candidato próprio na disputa.

Entre os petistas já circula a tese, com centenas de assinaturas, que se resume em “manifesto pela candidatura própria do PT – o PT deve assumir papel de protagonismo na política iguaçuense”.

“Prestes a completar 100 anos, Foz do Iguaçu vive um processo de grande dinamismo cultural, econômico, político e social. A cidade renova seus conceitos, sua mentalidade, seus paradigmas. Uma gestão do PT na Prefeitura, no centenário da cidade, fomentará ações para sedimentar essa mudança de perspectivas e preparar Foz do Iguaçu para um novo século de prosperidade”, diz trecho da tese/manifesto.

Para levar esse projeto adiante, os petistas signatários da tese defendem que o PT “deve assumir o papel de protagonista e deixar de ser coadjuvante nas eleições municipais de 2012. E esse protagonismo só é possível com o lançamento de uma candidatura própria do PT”.

“Uma candidatura alicerçada na unidade do partido que ajude a alavancar a eleição de uma expressiva bancada de vereadores petistas e agregue apoios dos partidos aliados, da sociedade civil organizada e dos movimentos sociais, para que possamos conduzir a cidade a um futuro de progresso e bem-estar social”, completa a tese.