Arquivos

Categorias

Com implantação de UPS, bairro mais violento de Curitiba, o CIC, está há mais de um mês sem homicídios

A Cidade Industrial de Curitiba (CIC), bairro mais populoso e apontado como o mais violento da capital, completou nesta sexta-feira (05/07) 37 dias sem homicídios dolosos (com intenção de matar), resultado da implantação das UPS instaladas no local. Curitiba, 05/07/2013.Foto: Osvaldo Ribeiro/ANPr

A Cidade Industrial de Curitiba (CIC), bairro mais populoso e apontado como o mais violento da capital, completou nesta sexta-feira (05/07) 37 dias sem homicídios dolosos (com intenção de matar). O último crime ocorreu dia 28 de maio, segundo acompanhamento da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria da Segurança Pública.

“Esse resultado é fruto do trabalho conjunto, do aumento da mobilidade e da ostensividade da polícia, mas também como fator decisivo da implantação das UPS, que foram instaladas em locais, onde havia criminalidade mais crônica no que tange a homicídios”, opina o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberson Bondaruk. 

A população estimada da CIC é de mais de 175 mil pessoas, de acordo com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Por conta do histórico de índices elevados de crimes, como homicídios e tráfico de drogas, o Governo do Estado implantou, desde o ano passado, cinco Unidades Paraná Seguro (UPS) no bairro, que colocam em prática o policiamento comunitário, próximo dos cidadãos, nas vilas Verde, Caiuá, Sabará, Nossa Senhora da Luz e Sandra.

De acordo com a PM, a instalação das UPS auxiliou em problemas que se irradiavam para outras regiões do bairro. “Temos a redução não só dos homicídios, mas furto e roubo também estão em queda”, complementa Bondaruk. “O sucesso das políticas de governo implementadas, a criação do 23.º BPM, batalhão que atende especificamente a CIC, são inovações que este governo implementou e que mostram que a segurança pública do Paraná está no caminho certo”, avalia.