Arquivos

Categorias

Com 17 candidatos, eleição do TC será secreta e na próxima semana

Por Catarina Scortecci, na Folha de Londrina:

O presidente da Assembleia Legislativa (AL) do Paraná, deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB), confirmou ontem que a eleição para a cadeira de conselheiro do Tribunal de Contas (TC) do Estado será secreta.

Ou seja, ao contrário do que ocorreu na última eleição, quando Maurício Requião foi o mais votado, a escolha dos deputados não será pública.

A decisão de Rossoni é consequência de uma recomendação feita pelo deputado estadual Hermas Brandão Júnior (PSB), relator da comissão especial da AL que analisa o currículo dos candidatos à vaga.

Conforme antecipado pela FOLHA, o relator defende que a votação secreta em casos assim é defendida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ontem, Rossoni disse que concorda com a posição do relator e admitiu que, se o pleito fosse aberto, poderia haver um constrangimento entre os membros da base aliada que não quiserem votar no candidato do Executivo.

”Ninguém pode ser pressionado quando se escolhe um conselheiro”, afirmou Rossoni. Maurício Requião foi eleito em meados de 2008 ao TC, com o apoio do então governador do Estado, seu irmão Roberto Requião (PMDB). Nesta eleição, o candidato defendido pela base aliada é o procurador-geral do Estado, Ivan Bonilha.

Ontem, o relator apresentou seu parecer final sobre os candidatos e a concorrência caiu desde a abertura do processo. Dos 44 nomes que se inscreveram, sobraram apenas 17. Três desistiram e os demais tiveram problemas com documentação.