Arquivos

Categorias

Coluna Lendo a Lê, de Letizia Abbate Fiala, publicada dia 25 n’A Gazeta do Iguaçu

VOLTANDO AO ASSUNTO
Continuamos com as informações acerca da reforma administrativa, que, na verdade, já está acontecendo. Sem muito alarde, sem saia justa pois afinal estamos lidando com pessoas e eu sempre acredito na boa-fé dos homens.

E A PROCURADORIA ??
Quase que unânime a mudança também na Procuradoria-Geral do Município. Profissionais de respeito e gabaritados já foram consultados mas parece que ninguém tá querendo segurar essa batata, não!…Está quente demais! Tá difícil administrar as nuances de atuação e personalidade dos integrantes do órgão, que, ao que parece, só concordam em uma coisa: quem diz SIM ou NÃO é a Procuradoria.

SOLUÇÃO CASEIRA
A solução pode vir dentro de casa, mexendo um pouco nos móveis, talvez deslocando o Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, a emenda pode ser bem melhor que o soneto…

PLANEJAMENTO
Mudanças também na Secretaria de Planejamento. Não que o Giancarlo Torres tenha perdido seu “cartaz” com o Prefa, ao contrário, ele vai estar mais perto para implementar agilidade, decisão e rapidez nas ações administrativas. Senão, o bonde passa e lá se vão as oportunidades. Gian vai ocupar uma Assessoria Especial e no Planejamento deve assumir Rodrigo Becker, outro homem forte do Reni que atualmente responde pela Sanepar.

MEIO AMBIENTE
O Secretário de Agricultura, João Matkievicz está respondendo interinamente pela Secretaria do Meio Ambiente. E os empresários da cidade já estão fazendo novena para a sua permanência definitiva no cargo. O menino botou ordem na casa, imprimindo ação direta, objetiva e rápida junto ao grande número de empreendedores da cidade que executam várias obras. A principal questão é a retirada de árvores e o alvoroço de ambientalistas xiitas que se limitam ao discurso da proibição de corte qualquer que seja o resultado positivo que disso possa advir. Pois com o João tudo está sendo beeeem mais fácil. Corte, replante, remanejamento, entrega de mudas no Horto e outras medidas estão sendo autorizadas e resolvidas em 24 horas…coisa que antes…levou à desistência de muitos investimentos nesta Terrinha…Tamo junto!

CONTROLE INTERNO
O Município já tem novo Controlador Geral. Trata-se de função de extrema relevância e confiança. Essa bela ferramenta de transparência administrativa pode, se mal manipulada, emperrar a máquina e, com isso, o futuro dos iguaçuenses. O Controlador Geral não ocupa cargo, ele desempenha mandato de 4 (quatro) anos. Isso significa que não pode ser simplesmente exonerado quando não estiver agradando, nem mesmo pelo próximo Prefeito. Taí mais um homem forte, servidor concursado do Município. E o nome dele é Marcelo Martini. Boto fé e, claro, tamo junto!

E A FOZPREV ??
O pepino continua por lá… As informações acerca da substituição do Presidente do Intituto de Previdência dos servidores, Darlei dos Santos, não são recentes, mas, por enquanto…tudo com Dantes no quartel de Abrantes…