Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita deste domingo, 28

Volta à Boca…
… Maldital. Acabou-se tudo e o PT está na pindaíba, pelo menos no Paraná. Em reunião desta quinta-feira, 25, o diretório de Curitiba decidiu: a volta da banca no Boca Maldita, estampar 200 camisetas para venda, promover almoços e jantares com bingo em cada zonal. As rifas também não estão descartadas. As medidas fazem parte do “plano emergencial de finanças” do partido. Acreditem!pt na boca

Incertezas
A renúncia de Maria Silvia Bastos Marques da presidência do BNDES, anunciada na tarde desta sexta-feira, 26, deve trazer mais instabilidade à economia. Analistas dizem que, embora ainda não seja possível medir os desdobramentos da medida, a baixa é ruim por trazer mais incertezas a um ambiente já atribulado após a delação premiada de Joesley Batista, da JBS, envolvendo o presidente Michel Temer. “Ela fazia parte do grupo mais importante da equipe econômica. É mais um fator negativo em uma semana turbulenta”, diz Marcel Balassiano, analista do Ibre/FGV.

Colapso
A Frente Nacional de Prefeitos divulgou nesta sexta-feira (26) manifesto em que diz que a crise que assola o governo Michel Temer pode levar os municípios ao colapso financeiro e que o país “não pode ficar sem rumo”. No documento, relata à imprensa nacional, os prefeitos afirmam que a “gravíssima crise política e econômica” ameaça a estabilidade institucional e que é preciso uma saída “célere” e de consenso, que leve em conta “as diversas forças políticas e os três níveis de governo”.

Sem cidadania
A vereadora Katia Dittrich (SD) apresentou projeto para revogar o Título de Cidadão Honorário de Curitiba concedido ao ex-ministro Paulo Bernardo (PT). Ele foi preso no dia 23 de junho de 2016 em operação da Polícia Federal batizada de “Custo Brasil”. A operação, segundo o portal Bem Paraná, é um desmembramento da Lava Jato e investiga desvios no Ministério do Planejamento.

Novo Fórum
O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Renato Braga Bettega e o prefeito Dr. Kosmos Nicolaou, lançaram na sexta (26), o projeto do novo Fórum de Palmas, no Sudoeste do Estado. As obras, que terão início esta semana, vão demandar investimento de R$ 6 milhões. A área da estrutura, fica junto ao complexo judiciário do município, já recebeu terraplenagem. Participaram do ato, no Fórum velho, os desembargadores Fernando Tomasi Keppen e Ramon de Medeiros Nogueira.

Mais tempo
Relata Ana Viriato, no CB Poder, que a 10ª Vara Federal prorrogou, por cinco dias, a reclusão dos 10 presos no âmbito da Operação Panatenaico — entre eles, estão os ex-governadores Agnelo Queiroz (PT) e José Roberto Arruda (PR), além do ex-vice-governador Tadeu Filippelli (PMDB). A decisão segue a indicação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal (MPF). Assim, os investigados permanecem presos na Superintendência da Polícia Federal até a próxima quinta-feira.

Gilmar Mendes
A revista Veja, que chegou às bancas no final de semana, informa que a varredura a um dos endereços de Aécio Neves em Minas não mirou só no tucano. A Lava-Jato procurava informações sobre Gilmar Mendes. Os agentes tinham ordens explícitas com o nome do ministro. No grampo realizado nos números de telefone de Aécio Neves, o ministro Gilmar aparece em conversa com o senador tucano. Os dois falam sobre o projeto de lei sobre o abuso de autoridade.